Como deve ser feita a distribuição de lucros?
Como deve ser feita a distribuição de lucros?
A distribuição de lucros consiste na remuneração do capital que foi anteriormente investido na empresa e também pelos riscos assumidos. A sua distribuição deve ser feita para todos os sócios investidores que têm participação acionária dentro da sociedade, independentemente de eles trabalharem na parte de administração.
Qual a distribuição antecipada de lucros?
A rigor não existe a "distribuição antecipada de lucros", posto que não se pode distribuir antecipadamente, como se fosse adiantamento, lucros ainda não apurados (realizados). Manual de contabilidade das sociedades por ações - aplicável também às demais sociedades; Ed. Atlas; 4ª edição - 1995; p. 419
Como fazer o pagamento do lucro distribuído?
O pagamento do lucro distribuído deverá ser feito mediante recibo, que conste os dados da empresa e do beneficiário, o valor pago, com a expressão a título de lucro distribuído. b) no caso de empresa que optou pelo Lucro Presumido ou pelo SIMPLES e não mantém a escrituração contábil, deverá lançar o pagamento no livro caixa.
Qual o adiantamento por conta de lucros?
O adiantamento por conta de lucros permite às empresas distribuírem os lucros aos seus sócios ou acionistas com antecedência à apresentação de contas.
Quais os lucros distribuídos e os adiantamentos por conta de sócios?
Os lucros distribuídos e os adiantamentos por conta de sócios compõem rendimentos de capitais, estando sujeitos a uma taxa liberatória de 28%, com opção de englobamento. Para efeitos de IRC, os lucros das entidades encontram-se sujeitos a retenção na fonte quando são pagos ou colocados à disposição dos respetivos titulares, pessoas singulares.