Como contabilizar uma devolução de venda?

Índice

Como contabilizar uma devolução de venda?

Como contabilizar uma devolução de venda?

Contabilmente, as mercadorias recebidas em devolução deverão dar entrada no estoque do fornecedor mediante lançamento no Livro Diário (a débito da conta "Estoques (AC)").

Qual o CST para devolução de venda Simples Nacional?

b) o contribuinte enquadrado no CRT 1 que devolver mercadoria para contribuinte enquadrado no CRT 2 ou 3 deverá utilizar CSOSN 900, exceto quando a saída original tiver sido enquadrada no CST 41 ou 60, hipótese em que deverá ser utilizado, respectivamente, o CST 3.

Qual a fundamentação da devolução de vendas?

Fundamentação: art. 289, caput do RIR/99 . V - Contabilização da devolução de vendas efetuadas em exercício anterior Quando a devolução de vendas ocorre em exercício posterior, a receita de venda já foi contabilizada no exercício anterior, assim, sua conta foi encerrada na apuração do resultado. 5

Qual a hipótese de devolução de mercadoria vendida pelo Simples Nacional?

Na hipótese de devolução de mercadoria vendida por ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, em período de apuração posterior ao da venda, deverá ser observado o seguinte: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 2º, inciso I e § 6º; art. 3º, § 1º)

Como fazer a devolução de compras?

Já a devolução de compras, faz-se o "contrário", ou seja, Credita a Conta de Estoque de Mercadorias e Debita a Conta de Fornecedores à pagar, ou Duplicatas à pagar ou Caixa (este último no caso de a compra ter sido à vista). Qualquer dúvida, volte a postar. Visite o meu Facebook. Bom dia!

Qual a data de compra e data da devolução?

3 - Data de compra e data da devolução, se tudo ocorreu dentro do mesmo período de apuração ou não, observados os critérios de impostos não cumulativos segundo o regime de tributação citado no tópico anterior. Como este assunto já foi esclarecido em outros tópicos, recomendo-lhe que seja feita uma pesquisa em nosso banco de dados.

Postagens relacionadas: