Como contabilizar venda de imobilizado?
Como contabilizar venda de imobilizado?
A nota fiscal de venda será o documento que comprova a saída/venda desse ativo. Nesse caso o bem terá que ser baixado do ativo totalmente após sua venda. O bem estando totalmente depreciado (custo corrigido menos depreciação acumulada) igual a zero, todo valor obtido na sua venda será um ganho de capital tributável.
Como dar baixa em venda de imobilizado?
Venda. A alienação por meio da venda é o modelo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, procedimento que deve ser feito com a utilização de todos os documentos capazes de comprovar e apurar o resultado real, seja relativo ao ganho ou perda na operação.
Qual o valor contábil do imobilizado?
Valor de custo = 725.000,00 – Que está registrado no imobilizado (-) Depreciação Acumulada = R$217.500,00 – Que também está registrado no imobilizado Partindo dessas duas informações, por quanto eu vendi e qual o valor contábil que está registrado esse imobilizado, vamos fazer a contabilização.
Por que não podemos realizar a baixa contábil?
No caso de software desativado (não existirá mais na empresa), não podemos realizar a baixa contábil?" Resposta: Existem diversos motivos para a baixa de um ativo, é possível realizar a baixa antecipada no caso desativação, somente deve-se lembrar de reconhecer e contabilizar a perda.
Por que os bens do ativo imobilizado podem ser baixados?
Os bens do Ativo Imobilizado que se tenham tornado imprestáveis, ainda que antes de decorrido o prazo de vida útil previsto (em virtude de obsolescência anormal ou ocorrência de caso fortuito ou de força maior), podem ser baixados por ocasião da efetiva saída do patrimônio da empresa.
Como deve-se corrigir o valor da imobilização?
Deve-se corrigir o valor do bem desde a data da sua aquisição até a data da venda, o mesmo acontecendo com o valor da depreciação acumulada do mesmo período para se apurar o valor residual contábil que será o custo da venda de imobilizado. (=) Lucro na Alienação Imobiliz.