Como contabilizar o crédito de ICMS?

Índice

Como contabilizar o crédito de ICMS?

Como contabilizar o crédito de ICMS?

O saldo apurado de CRÉDITO DE ICMS ST SOBRE O ESTOQUE INICIAL constituirá valor a restituir, que poderá ser compensado com Débito de ICMS Substituição Tributária, se houver, e, havendo valor remanescente, o saldo será transferido para os períodos seguintes como Saldo de Crédito Próprio.

Como contabilizar crédito de ICMS de ativo imobilizado?

A contabilização do referido crédito a apropriar deve ser feito em conta do ativo (impostos a recuperar) e a crédito de imobilizado, já que o ICMS recuperável é considerado como redutor do custo de aquisição.

Como lançar crédito presumido ICMS na contabilidade?

2 – CONFIGURAÇÃO DO IMPOSTO ICMS 2.1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em IMPOSTOS; 2.2 – Na guia CONTABILIDADE, opção GERAL, realize o preenchimento do quadro 'Crédito Presumido', para que os lançamentos contábeis sejam efetuados, de acordo com a conta informada; 2.3 – Clique no botão [Gravar] para concluir.

Como contabilizar crédito de ICMS de energia elétrica?

No caso do ICMS incidente sobre a parcela registrada na escrituração como custo, seu valor deve ser creditado (fiscalmente) pela empresa no LRE e lançada na conta "ICMS a Recuperar (AC)", no grupo Ativo Circulante (AC).

O que é o crédito presumido de ICMS?

O crédito presumido de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços — ICMS, por exemplo, unifica a cobrança ao invés do contribuinte/empresa ter que pagar um valor para cada etapa dessa circulação.

Como os encargos financeiros de um empréstimo devem ser contabilizados?

Os encargos financeiros devem ser contabilizados como despesa financeira, período a período, conforme fluência do prazo, exceto no caso de encargos financeiros incorridos para financiamento de ativos qualificáveis, situação em que devem ser capitalizados.

Quais as situações em que há crédito presumido de PIS e Cofins?

Esse crédito presumido será de 0,65% para o PIS e de 3,0% para a COFINS. O crédito presumido deve ser utilizado em 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas a partir da data do ingresso da pessoa jurídica no regime de apuração não-cumulativa da contribuição para o PIS/Pasep e para a COFINS.

Como devo proceder com a contabilização do ICMS?

Pergunta: Como devo proceder com a contabilização do ICMS nesta situação? O que acontece é que o ICMS já se encontra no valor dos produtos e o IPI é cobrado por fora. Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA. Analisando item por item...verifiquei que o ICMS não está no valor de cada produto.

Como é efetuado o crédito de ICMS?

A partir de 01, por força da Lei Complementar 102/00, o crédito de ICMS passou a ser efetuado mensalmente na proporção de 1/48 (um quarenta e oito avos) ou menos, conforme saídas e/ou prestações "Isentas ou Não Tributadas e Suspensão do ICMS".

Qual o valor do crédito do ICMS anulado?

Nos casos de alienação do ativo que gerou o crédito do ICMS, o valor do crédito do ICMS anulado volta a compor o custo do ativo imobilizado, ou, alternativamente, a empresa poderá lançar o valor do crédito não aproveitado como uma despesa no resultado.

Qual a legislação do aproveitamento de crédito de ICMS?

A legislação do aproveitamento de crédito de ICMS é dado pela Lei Complementar 102/00. Todas empresas podem participar do crédito de ICMS? Não são todos os contribuintes que podem realizar o crédito de ICMS. Podem fazer parte do aproveitamento, três tipos de empresas com operações específicas para cada uma delas.

Postagens relacionadas: