Como contabilizar o pagamento de ICMS?
Índice
- Como contabilizar o pagamento de ICMS?
- Como lançar o ICMS sobre compras?
- Como é contabilizado o registro de imposto?
- Como contabilizar compra de mercadoria a prazo com ICMS?
- Como dar entrada em uma nota fiscal com substituição tributária?
- Como fica o crédito do ICMS ST no SPED?
- Como devo proceder com a contabilização do ICMS?
- Como cumprir com o pagamento do ICMS?
- Qual é o tributo do ICMS?
- Por que não geram crédito do ICMS?
Como contabilizar o pagamento de ICMS?
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
Como lançar o ICMS sobre compras?
3 – Na subguia GERAL, no quadro IMPOSTO A RECUPERAR preencher da seguinte forma:
- Campo Conta – Informe a conta ICMS a Recuperar do Ativo Circulante;
- Campo Histórico – Informe o histórico do lançamento contábil do ICMS sobre compras;
- Campo Imposto Compras – Deixe o campo sem conta informada 'em branco';
Como é contabilizado o registro de imposto?
Relatório de Apuração de Impostos
- Acesse Consultas e Relatórios/Fiscal/Apuração de Impostos.
- Informe o período de apuração e o tributo a ser apurado. Exemplo: ICMS. São apresentadas todas as notas faturadas, o imposto devido, as retenções nas vendas, as compras, os créditos, o valor líquido a pagar ou a crédito.
Como contabilizar compra de mercadoria a prazo com ICMS?
De acordo com o artigo 289 do RIR/99, o valor dos impostos recuperáveis não se incluem no custo das mercadorias. Assim o ICMS destacado na aquisição de mercadoria para revenda deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante.
Como dar entrada em uma nota fiscal com substituição tributária?
Para lançar notas fiscais com Substituição Tributária siga os procedimentos abaixo:
- Acesse a rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, selecione a opção Tributação por Filial e clique Avançar;
- Preencha os filtros conforme necessidade e clique Pesquisar;
Como fica o crédito do ICMS ST no SPED?
2) No caso de contribuinte que utilize o sistema eletrônico de processamento de dados, os valores relativos ao ICMS retido e à respectiva base de cálculo devem ser lançados na linha abaixo do lançamento da operação própria, sob o título comum "Substituição Tributária" ou o código "ST".
Como devo proceder com a contabilização do ICMS?
Pergunta: Como devo proceder com a contabilização do ICMS nesta situação? O que acontece é que o ICMS já se encontra no valor dos produtos e o IPI é cobrado por fora. Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA. Analisando item por item...verifiquei que o ICMS não está no valor de cada produto.
Como cumprir com o pagamento do ICMS?
Cumprir com o pagamento do ICMS é muito importante para manter a sua empresa regular e evitar prevenir problemas fiscais, além de evitando pagar uma quantia maior do que seria necessário – o que pode comprometer o caixa e investimentos da empresa.
Qual é o tributo do ICMS?
O ICMS é um tributo que está em praticamente tudo o que faz parte de nossas vidas: Operações relativas à aquisição de mercadorias em geral, incluindo o fornecimento de alimentos e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;
Por que não geram crédito do ICMS?
BENS QUE NÃO GERAM CRÉDITO DO ICMS De acordo com a Lei Complementar 87/1996, artigo 20, parágrafo 1º, não dão direito a crédito do ICMS as entradas de mercadorias ou utilização de serviços resultantes de operações ou prestações isentas ou não tributadas, ou que se refiram a mercadorias ou serviços alheios à atividade do estabelecimento.