Como contabilizar um pagamento a maior?

Índice

Como contabilizar um pagamento a maior?

Como contabilizar um pagamento a maior?

Os valores pagos indevidamente ou a maior estarão sujeitos à atualização monetária pela taxa SELIC acumulada mensalmente, calculados a partir da data do pagamento indevido ou a maior até o mês anterior ao da compensação, ou restituição e de 1% relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada.

Como contabilizar crédito de Perdcomp?

Os recolhimentos de impostos por pagamentos, indevido ou a maior, devem ser contabilizados em um grupo do Ativo no Plano de Contas denominado "Impostos a recuperar". À medida que as compensações forem sendo efetuadas, você deve proceder com a baixa dos valores compensados.

Como contabilizar créditos tributários?

Ressalte-se que os créditos tributários devem ser contabilizados em todas as suas fases, isto é, desde a constituição dos créditos, passando pela fase da suspensão até extinção dos créditos tributários.

Como é feita a atualização da Selic?

Após efetivada, a compensação gerará um novo lançamento debitando o imposto a recolher em conta do passivo, e creditando a conta de imposto a recuperar no ativo. A atualização da Selic deve ser feita mensalmente, obedecendo o princípio da competência contábil.

Como acumular os índices em Selic?

Essa taxa é divulgada em percentual a partir de 01/1995 e para atualizar valores utilizando a SELIC devemos acumular os índices mês a mês para obtenção do índice correto na hora de atualizar o valor. A primeira dica é que a SELIC não se acumula multiplicando índices como fazemos em outras formas de correção monetária (INPC, IGP-M, TR e outros).

Qual o ponto de partida da Selic?

A primeira dica é que a SELIC não se acumula multiplicando índices como fazemos em outras formas de correção monetária (INPC, IGP-M, TR e outros). Nosso ponto de partida será sempre o mês que precisamos atualizar com referência, nesse caso atual Outubro/2015.

Como utilizar a Selic nos cálculos judiciais?

Para utilizar a SELIC nos cálculos judiciais, o primeiro passo é acumular a SELIC e o critério mais importante, e que poucos levam em consideração é que no mês em que queremos atualizar o valor (10/2015) devemos iniciar nosso índice acumulado sempre com 1%, independente qual seja a variação deste mês.

Postagens relacionadas: