Como contabilizar um parcelamento?
Índice
- Como contabilizar um parcelamento?
- Como contabilizar parcelamento da PGFN?
- O que é Parcelamento PERT?
- Como contabilizar dívida ativa?
- Como contabilizar atualização Selic?
- Qual o valor mínimo do parcelamento geral?
- Quais as parcelas pagas a título de parcelamento?
- Quanto custa parcelamento de declarações acessórias?
- Qual a finalidade do parcelamento de débitos?
Como contabilizar um parcelamento?
Contabilmente, o total consolidado (1) dos débitos parcelados pela pessoa jurídica, na forma da legislação, deve ser registrado em conta específica do grupo Passivo, do Balanço Patrimonial (BP), da seguinte maneira: no Passivo Circulante (PC), quando o parcelamento for exigível até o término do exercício seguinte; ou.
Como contabilizar parcelamento da PGFN?
A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.
O que é Parcelamento PERT?
O PERT é o Programa Especial de Regularização Tributária do Simples Nacional. É um sistema de parcelamento especial instituído pela Lei Complementar Nº 162, de 6 de abril de 2018. ... Podem entrar neste novo parcelamento do Simples todos os débitos vencidos até novembro de 2017.
Como contabilizar dívida ativa?
O processo de inscrição contábil da Dívida Ativa Tributária deve ser realizado mediante a transferência de saldo entre contas contábeis de Créditos a Receber para Dívida Ativa e configura um fato contábil permutativo, pois não altera o valor do Patrimônio Líquido do Estado.
Como contabilizar atualização Selic?
A atualização monetária da Selic deve ser reconhecida mensalmente, em obediência ao princípio da competência contábil. Aleém disso, esta é uma receita financeira, sendo assim, integrante da base de cálculo para o PIS e a COFINS, no regime não-cumulativo.
Qual o valor mínimo do parcelamento geral?
Os débitos do parcelamento geral poderão ser divididos em até 60 parcelas mensais, observado o valor mínimo de cada parcela. Para a pessoa física o valor mínimo mensal é de R$ 100,00 e para a pessoa jurídica o valor, também mínimo, é de R$ 500,00.
Quais as parcelas pagas a título de parcelamento?
As parcelas pagas a título de antecipação serão deduzidas do total devido dos débitos após deferimento do pedido de parcelamento. As obrigações relativas a tributos e contribuições devidos pelas pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real são dedutíveis de acordo com o regime de competência.
Quanto custa parcelamento de declarações acessórias?
Em relação às multas geradas por atraso na entrega de declarações acessórias, o pedido de parcelamento somente poderá ser feito após o seu devido lançamento. Os débitos do parcelamento geral poderão ser divididos em até 60 parcelas mensais, observado o valor mínimo de cada parcela.
Qual a finalidade do parcelamento de débitos?
A solicitação do parcelamento de débitos depende, em linhas gerais, da natureza e do período de apuração dos débitos alcançados pelo parcelamento, bem como da competência dos órgãos arrecadadores. Todos os parcelamentos aprovados são regulamentados por norma específica.