Como contabilizar recebimento de prêmio de seguro?

Índice

Como contabilizar recebimento de prêmio de seguro?

Como contabilizar recebimento de prêmio de seguro?

A indenização recebida será tratada como preço de venda do bem sinistrado e será debitada numa conta a receber do Ativo Circulante e creditada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado. Após os registros contábeis, será apurado o ganho ou a perda de capital da operação.

Como lançar indenização de seguro?

No programa do imposto de renda 2021, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...

O que é indenização de sinistro?

A indenização de seguro auto é um valor que o segurado deve receber se ocorrer um risco previsto que gere danos ao veículo. No ramo de seguros, essa situação é chamada de sinistro. ... Afinal, esse é o único serviço que oferece apoio financeiro quando ocorre um sinistro, como colisão, roubo ou furto.

Como declarar recebimento de prêmio de seguro?

Castello esclarece que as indenizações dos seguros devem ser informadas na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, sob o código 03, intitulado de 'Capital das Apólices de Seguro ou pecúlio pago por morte do segurado' e 'Pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez ...

Como declarar indenização de seguro de automóvel?

No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...

Como declarar recebimento de indenização de seguro de carro?

A declaração da indenização do seguro A declaração deve ocorrer na ficha de 'Rendimentos Isentos e Não Tributáveis', sendo que essa regra é válida para todo tipo de seguro. Porém, isso só ocorre quando o valor pago pela seguradora não supera o valor do bem, não indicando um novo rendimento.

Quando a empresa é condenada a pagar uma indenização?

17 de abril de 2019, 16h04ImprimirEnviar Por Gabriela Coelho Quando uma empresa é acionada judicialmente por dívida já paga, e a parte contrária é condenada a pagar a ela uma indenização, essa indenização é tributável e sobre ela incidem IRPJ e CSLL na forma de lucro presumido, mas não PIS/Cofins.

Qual a forma de pagamento da indenização?

Pelo registro da cobertura do sinistro, a ser recebido da seguradora: C - Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional) 4. Por ocasião do recebimento da indenização, faz-se a baixa do valor a receber, da seguinte forma: D – Bancos Cta.

Como foi o recebimento da indemnização?

O tratamento contabilístico foi lançar o recebimento da indemnização como proveito diferido, e todos os custos relacionados com a reconstrução e aquisições para repor os danos causados pelo incêndio usados para saldar essa conta. Este procedimento está correto?

Como receber a indenização da seguradora?

Por ocasião do recebimento da indenização, faz-se a baixa do valor a receber, da seguinte forma: D – Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante) Para maiores detalhamentos, acesse o tópico INDENIZAÇÃO RECEBIDA DA SEGURADORA, no Guia Contábil On Line.

Postagens relacionadas: