Como fazer nota de retorno de comodato?

Índice

Como fazer nota de retorno de comodato?

Como fazer nota de retorno de comodato?

Ao fim do contrato de comodato o retorno do bem deve ser acompanhado de nota fiscal de retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato, utilizando o CFOP, 6.909, para operação interestadual. Classificam-se neste código as remessas de bens em devolução após cumprido o contrato de comodato.

Como funciona remessa de comodato?

Regime de comodato é um tipo de empréstimo de um bem, mas que ocorre de forma gratuita. No comodato, os bens devem ser infungíveis, ou seja, não podem ser substituídos por outros da mesma qualidade, espécie ou quantidade.

O que é comodato de bens?

O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Coisas fungíveis é a característica de bens que podem ser substituídos por outro da mesma espécie, qualidade ou quantidade (exemplo: dinheiro, mercadorias). ... O comodato realiza-se com a tradição (entrega) do objeto.

O que é conta de compensação ativa e passiva?

As Contas de Compensação de Responsabilidade Ativa são aquelas que especificam bens de terceiros em poder da empresa. Exemplo: Valores recebidos em custódia, em caução e outras. As Contas de Compensação de Responsabilidade Passiva são aquelas que especificam bens da empresa em poder de terceiros.

Qual o CFOP de retorno do CFOP 6908?

6908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato.

Qual CFOP de retorno para 5908?

Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.

Quando usar o CFOP 5908?

5908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato.

Quando devo usar o CFOP 5908?

CFOP: Quanto ao uso temos algumas considerações a fazer: no CFOP 5908 (Remessa de bem por conta de contrato de comodato) é considerado as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. Logo, havendo contrato de comodato, o código pertinente será 5.908/6.908.

Como os bens recebidos em comodato não são contabilizados?

Boa noite Sandra. Como os bens recebidos em comodato não altera a situação patrimonial, os atos administrativos resultantes não necessitam serem contabilizados. Somente pode ser contabilizados as despesas decorrentes dos referidos contratos.

Como deve ser a contabilização da remessa?

Temos uma empresa em que faz remessa para comodato CFOP 5.908 de máquinas. Como deverá ser a contabilização da remessa ? Sandra. Boa noite Sandra. Como os bens recebidos em comodato não altera a situação patrimonial, os atos administrativos resultantes não necessitam serem contabilizados.

Como emitir a devolução de comodato?

Quando solicitado pelo fornecedor, pode-se emitir a devolução de comodato, acessando o menu Operação> Notas Fiscais> Notas Fiscais de Devolução> Retorno de Bens por Comodato>. Veja exemplo a seguir: Selecione a loja e o fornecedor: Após seleção, serão exibidas todas as Notas Fiscais recebidas, que ainda possuem itens com saldo para devolução.

Quais são os bens passíveis de comodato?

Citamos como bens passíveis de cessão em comodato, a titulo exemplificativo, geladeiras conservadoras de sorvetes, expositores, veículos, vasilhames, engradados, etc... 2. CONCEITO DE COMODATO Comodato é o empréstimo gratuito de coisas não-fungíveis.

Postagens relacionadas: