Onde lançar consórcio no Imposto de Renda 2021?
Onde lançar consórcio no Imposto de Renda 2021?
Como declarar consórcios contemplados O contribuinte opta pela aba de Bens e Direitos, e caso tenha sido contemplado e utilizou o valor para adquirir algum bem, deve declarar como o próprio bem adquirido. Se adquirir um carro, por exemplo, deve utilizar o código “21 - Veículo automotor” e assim por diante.
Como declarar carta de crédito no imposto de renda?
Para declarar consórcios no Imposto de Renda, é necessário ter em mãos todos os dados da administradora e os valores pagos para ela. Se comprou um bem com a carta de crédito e mais um valor que tinha em mãos, tudo isso deve ser descrito na aba de “bens e direitos”. Vale lembrar que o consórcio não é despesa dedutível.
Como fazer a contabilização de consórcio?
No entanto, é natural que surja a seguinte dúvida: como fazer a contabilização de consórcio, ou seja, realizar os lançamentos contábeis dos aportes antes e após a contemplação? Este post mostrará de modo simples como fazer isso com maior tranquilidade, a fim de manter os registros claros e em conformidade com as melhores práticas do setor.
Como fazer o pagamento das parcelas de consórcio?
O pagamento das parcelas de consórcio após o recebimento do bem e dos devidos ajustes contábeis deverá levar a categoria de "consórcios a pagar" (criada e vinculada a uma conta contábil pelo contador) e a sua contabilização será automatizada conforme exemplo abaixo:
Qual a atualização dos valores das parcelas de consórcio?
Registro da atualização dos valores das parcelas de consórcio contemplado a pagar considerando os seguintes dados: Nota: separar os valores de Consórcios a Pagar no passivo circulante e não circulante, conforme o prazo de vencimento das parcelas futuras.
Qual o valor do consórcio do Consorcio?
No final do consórcio sua carta de crédito será no valor liquido da conta Quotas Consorcio. OBS: É necessário a analise junto a instituição a qual a empresa fez o consórcio.