Como contabilizar devolução de convênio?
Índice
- Como contabilizar devolução de convênio?
- Como contabilizar devolução de despesas?
- Qual grupo de contas evidência os recursos de terceiros?
- Como contabilizar imóvel recebido em doação?
- O que é um convênio médico?
- Qual a diferença entre convênio médico e plano de saúde?
- Como contabilizar devolução de convênio?
- Qual o procedimento para a restituição do convênio?
- Como é feito o reconhecimento de receita?
- Como a receita deve ser reconhecida?
Como contabilizar devolução de convênio?
-Devoluções de Convênios firmados no exercício: Se a restituição ocorrer no mesmo exercício em que foram recebidas as transferências do convênio, o Órgão deverá contabilizar como Dedução da Receita até o limite do valor das transferências recebidas no exercício.
Como contabilizar devolução de despesas?
Confira agora um passo a passo e exemplos práticos!
- Defina se a despesa é reembolsável. Antes de realizar o reembolso a seus funcionários a empresa precisa ter um padrão de quais gastos são reembolsáveis. ...
- Realize o lançamento em conta de ativos. ...
- Sempre solicite a nota fiscal dos produtos. ...
- Crie um recibo de reembolso.
Qual grupo de contas evidência os recursos de terceiros?
O grupo de contas do passivo evidencia toda obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros.
Como contabilizar imóvel recebido em doação?
O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem. O lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.
O que é um convênio médico?
Com o convênio médico, o usuário paga um montante mensal bem abaixo do cobrado pelos planos de saúde. Essa mensalidade dá direito a descontos para o titular e um número fixado de dependentes. O objetivo é conseguir acesso rápido a profissionais e serviços, com qualidade e preços acessíveis.
Qual a diferença entre convênio médico e plano de saúde?
Eis uma diferença muito importante: o convênio médico apenas garante desconto em consultas e exames laboratoriais. Além do mais, a assistência hospitalar não está inclusa. Já o plano de saúde cobre consultas, exames e pode incluir também a assistência hospitalar.
Como contabilizar devolução de convênio?
Como Contabilizar Devolução de Convênio? Se a restituição ocorrer no mesmo exercício em que foram recebidas as transferências do convênio, o Órgão deverá contabilizar como Dedução da Receita até o limite do valor das transferências recebidas no exercício.
Qual o procedimento para a restituição do convênio?
Caso o montante ultrapasse o valor recebido, o Órgão deverá adotar o procedimento descrito no item seguinte. Se a restituição ocorrer em exercício posterior ao recebimento dos recursos do respectivo convênio deverá ser contabilizada como Despesa Orçamentária, sendo empenhada na classificação 3.3.90.93 ou 4.4.90.93.
Como é feito o reconhecimento de receita?
A entrega do bem pode ser feita de uma única vez e, consequentemente, o reconhecimento de receita refletirá apenas um lançamento contábil, ou pode se dar por meio de entregas contínuas, hipótese em que o reconhecimento de receita deverá ser feito em cada uma das etapas em que ocorrer o cumprimento da obrigação de desempenho.
Como a receita deve ser reconhecida?
De uma maneira geral a pessoa jurídica deve reconhecer receita sempre que cumprir a obrigação estipulada no contrato firmado com o cliente ou quando fizer a tradição completa do bem. Abaixo segue o método estabelecido pelo CPC 47 para que a receita seja reconhecida: