Como contabilizar ICMS na substituição tributária?
Índice
- Como contabilizar ICMS na substituição tributária?
- Como contabilizar o estorno de crédito de ICMS?
- Como lançar o ICMS na contabilidade?
- O que é ST na contabilidade?
- O que fazer quando o ICMS foi destacado a maior na nota fiscal?
- Qual é a substituição tributária do ICMS?
- Qual é o valor do ICMS próprio?
- Qual o valor do ICMS para aquisição de mercadorias?
- Qual a modalidade de substituição tributária?
Como contabilizar ICMS na substituição tributária?
O valor do CRÉDITO DE ICMS ST SOBRE O ESTOQUE INICIAL, corresponderá ao valor obtido pela aplicação da alíquota interna de ICMS sobre o valor da Base de Cálculo utilizada para o cálculo do Débito de Responsabilidade por substituição tributária, informado nos documentos fiscais de aquisição das mercadorias.
Como contabilizar o estorno de crédito de ICMS?
O estorno se fará no próprio livro de apuração do ICMS, na mesma proporção dos valores creditados. Lembramos que o crédito estornado não será destacado no campo próprio do ICMS da nota fiscal de devolução da mercadoria.
Como lançar o ICMS na contabilidade?
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
O que é ST na contabilidade?
Substituição tributária é a transferência da obrigação do recolhimento de um imposto de uma ou várias pessoas que estão em uma cadeia de produção. ... Vamos te explicar: o recolhimento do ICMS ST é a antecipação do ICMS que a empresa (comércio) do seu cliente pagaria ao vender aquela mercadoria ao consumidor final.
O que fazer quando o ICMS foi destacado a maior na nota fiscal?
Sendo o imposto destacado a maior, a empresa destinatária não poderá creditar-se da diferença a maior e, em regra, deve elaborar declaração de que não aproveitou o excesso de imposto e enviá-la ao remetente, para que o mesmo possa estorná-lo em sua escrita fiscal.
Qual é a substituição tributária do ICMS?
A substituição tributária do ICMS é um mecanismo diferenciado de arrecadação deste importante imposto estadual e que se tornou muito comum nos últimos anos uma vez que vários produtos foram incorporados ao seu sistema.
Qual é o valor do ICMS próprio?
ICMS próprio é o valor correspondente ao ICMS “normal” devido pela indústria na sua venda ao revendedor. Trata-se do ICMS correspondente à sua operação de venda ao revendedor. O ICMS ST no valor de R$ 97,20 foi encontrado mediante o seguinte cálculo:
Qual o valor do ICMS para aquisição de mercadorias?
Esse procedimento faz com que a mercadoria adquirida ingresse no estoque da empresa pelo seu valor líquido, ou seja, sem o ICMS incluso no valor da Nota Fiscal. No caso do IPI, se a empresa não tiver direito a crédito desse imposto, o valor correspondente integrará o custo de aquisição das mercadorias.
Qual a modalidade de substituição tributária?
Existem três modalidades de substituição tributária: Antecedente, concomitante e a subsequente, que é o foco deste artigo. Na substituição tributária subsequente o ICMS que seria recolhido pelos vários comerciantes de um determinado produto é recolhido pelo primeiro contribuinte da cadeia comerical do produto - normalmente será a indústria.