Como contabilizar o pagamento de um consórcio?

Índice

Como contabilizar o pagamento de um consórcio?

Como contabilizar o pagamento de um consórcio?

Na compra de um bem maior ou menor que a carta de crédito

  1. D — Bem consorciado (conta de ativo ou despesa): registre o valor total apresentado na nota de faturamento do bem;
  2. C — Consórcio a pagar: registre o valor da carta de crédito recebida na contemplação, se for menor;

Como lançar contemplação de consórcio?

Quando o consórcio for contemplado, seja por lance ou por sorteio, você deverá "dar baixa" na ficha do consórcio e abrir uma nova ficha para declarar o bem adquirido no Imposto de Renda. Se a contemplação ocorreu em 2020, abra a ficha de "Bens e direitos" onde estava declarado o consórcio.

Quando se pode utilizar o fundo de reserva?

Em que situações ele deverá ser utilizado? O Fundo de Reserva pode ser usado para um atendimento de emergência, para pagamento de fatos não previsíveis, ou para obras emergenciais totalmente não previstas, nem pré-aprovadas em assembleia (Ordinária ou Extraordinária).

Como calcular a taxa de Administração de um consórcio?

Assim, em um consórcio de mesmo valor, as prestações teriam um acréscimo de 72 reais. Também é possível calcular o valor a ser pago com a taxa de administração ao final do consórcio. No primeiro caso, ao final do contrato, um participante terá pago 4.500 reais referentes a essa taxa.

Quais são os exemplos de contabilização de consórcio?

Os exemplos de contabilização de aquisição de ativo imobilizado através de consórcio demonstrados abaixo consideram o plano de contas referencial da Receita Federal que vem sido utilizado pela Conta Azul: Exemplo de pagamento de parcela de consórcio antes da contemplação do bem (utilizando a categoria de "adiantamento de cotas de consórcio"):

Qual a taxa de adesão do consórcio?

Outra taxa que não é presente em todos os consórcios, mas que nem por isso deixa de merecer atenção é a taxa de adesão. Afinal, ela pode chegar a até 2% do valor total do bem ou serviço, além de precisar ser paga no momento da inscrição no consórcio.

Como registrar na contabilidade de um consórcio?

Olá Karla! Entendo que a entidade ao contratar um consórcio, deverá registrar na contabilidade somente as parcelas pagas, considerando que a mesma só terá o direito sobre o valor desejado do consorcio após efetuar os devidos pagamentos ou ser contemplada.

Postagens relacionadas: