Como contabilizar um SCP?

Índice

Como contabilizar um SCP?

Como contabilizar um SCP?

Os resultados das SCP devem ser apurados pelo sócio ostensivo, que também é responsável pela declaração de rendimentos e pelo recolhimento dos tributos e contribuições devidos pela SCP. A escrituração das operações da SCP poderá, à opção do sócio ostensivo, ser efetuada nos livros deste ou em livros próprios da SCP.

Como declarar participação em SCP?

Como informar SCP na DCTF? O sócio ostensivo deve informar sobre a sociedade em conta de participação na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, ou DCTF. Para isso, ele deverá utilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD) e transmitir pela internet por meio do programa da Receitanet.

Como se caracteriza a sociedade em conta de participação?

Como funciona uma Sociedade em Conta de Participação? A Sociedade em Conta de Participação não possui uma personalidade jurídica própria, portanto, se utiliza da personalidade jurídica do Sócio Ostensivo para praticar seus atos, não possuindo sequer nome empresarial.

Como tributar uma SCP?

Por isso, as SCP podem tributar o seu lucro por meio de duas opções, o lucro real (trimestral ou estimado), ou o lucro presumido trimestral. Ou seja, exceto em situações de obrigatoriedade de tributação pelo lucro real, as SCP podem optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido.

Qual o objetivo da sociedade em conta de participação?

A Sociedade em Conta de Participação (SCP) é a estrutura pela qual duas ou mais pessoas se unem visando um fim específico. Dessa forma, uma pessoa fornece recursos à outra para que a última os utilize em determinado projeto ou empreendimento visando auferir resultados a serem compartilhados.

Como funciona a contabilidade da SCP?

Como funciona a Contabilidade da Sociedade em Conta de Participação – SCP. A SCP apurará seu resultado de forma independente e os investidores participarão desse resultado. Sendo assim existirá a contabilidade da SCP e a contabilidade do Sócio. No sócio, você representará o investimento na SCP (Ativo não circulante).

Como compensar o prejuízo fiscal de uma SCP?

O prejuízo fiscal apurado por uma SCP somente poderá ser compensado com o lucro real apurado pela mesma SCP. O prejuízo fiscal de uma SCP não poderá ser compensado com o lucro real de outra SCP e nem com o do sócio ostensivo. 27-11-98, as sociedades em conta de participação (SCP) podem optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido.

Será que a SCP é um contrato de investimento?

Já de início, neste e nos outros artigos que abrangem a SCP, é colocado que trata-se de uma sociedade com um sócio ostensivo, além de um ou mais sócios participantes (ambos inclusos no contrato social da mesma). Por vezes, inclusive, ela é considerada mais como um contrato de investimento, do que uma sociedade propriamente dita.

Qual o regime tributário da SCP?

A SCP pode escolher o regime tributário independentemente do regime do sócio ostensivo. Sendo assim, a tributação da SCP é como de uma empresa qualquer sem nenhuma particularidade. Deverá ser observado a SCP independente dos resultados do sócio ostensivo. A SCP pode ser do Simples Nacional? Não.

Postagens relacionadas: