Como lançar participação em outras empresas?
Índice
- Como lançar participação em outras empresas?
- Quais os métodos de avaliação das participações societárias?
- Quais são as participações em outras empresas?
- Quais são as participações adquiridas nas empresas participadas?
- Como se adquire a participação no subgrupo de investimentos?
- Como são as participações societárias?
Como lançar participação em outras empresas?
Participações em outras empresas: são ações/cotas em outras empresas que não sejam coligadas e controladas. Dessa forma, quando a empresa compra essas ações, ela passa a fazer parte do quadro de acionistas da empresa em questão. Ou seja, possuir ações de uma empresa é o mesmo que possuir um pedaço dela.
Quais os métodos de avaliação das participações societárias?
Os métodos de avaliação das participações societárias são definidos como valor presente, valor de realização e equivalência patrimonial.
Quais são as participações em outras empresas?
Ou seja, são participações em outras empresas obtidas com o objetivo de mantê-las em caráter permanente para se obter o controle societário ou por interesses econômicos, como por exemplo, fonte permanente de renda. Se a empresa comprar a participação esperando sua valorização para vendê-la, ela deve ser registrada no Realizável a longo prazo.
Quais são as participações adquiridas nas empresas participadas?
Considerando as percentagens que representam as participações adquiridas nos capitais das empresas participadas (100% e 68,3%), a contabilização da compra deverá ser feita na rubrica de 411 Investimentos em subsidiárias (4111 Participações de capital — método da equivalência patrimonial) da adquirente.
Como se adquire a participação no subgrupo de investimentos?
Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, mediante sua inclusão no subgrupo de investimentos (caso haja interesse de permanência) ou registro no ativo circulante (não havendo esse interesse).
Como são as participações societárias?
Participações societárias: são participações (investimentos) em outras sociedades (coligadas e controladas) que não são destinadas à venda.