Qual o lançamento contábil de uma transferência de Matéria-prima para a produção?

Índice

Qual o lançamento contábil de uma transferência de Matéria-prima para a produção?

Qual o lançamento contábil de uma transferência de Matéria-prima para a produção?

P - Como é feito o lançamento para transferir a materia prima para a produção? R - De acordo com o Plano de Cotas, se abre contas específicas, tais como, Custos diretos, Indiretos no caso do custo médio e por produtos, no caso de custo por absorção.

Como contabilizar insumos?

O ICMS destacado na aquisição de insumos deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante. Esse procedimento faz com que o insumo adquirido ingresse no estoque da indústria pelo seu valor líquido, ou seja, sem o ICMS incluso no valor da Nota Fiscal.

Qual o custo dessas matérias-primas?

Assim que os materiais entrarem em produção, o custo dessas matérias-primas e outros materiais devem ser imputados ao custo de produção, em função das respetivas quantidades consumidas.

Como efetuar o Registo Inicial na conta de matérias-primas?

O registo inicial na conta de matérias-primas deve ser efetuado pelo respetivo custo de aquisição, podendo incluir todos os custos diretamente suportados com essa aquisição.

Como fazer a compra de insumos para produção?

1. Pelo registro da compra: 2. Registro do ICMS recuperável sobre a Matéria Prima: 3. Registro do IPI Recuperável: Nota: para as empresas optantes pelo lucro real, contabilizar também as parcelas de crédito do PIS e COFINS não cumulativos. Para maiores detalhamentos, acesse o tópico COMPRA DE INSUMOS PARA PRODUÇÃO, no Guia Contábil Online.

Postagens relacionadas: