O que é ativos biológicos na contabilidade?
Índice
- O que é ativos biológicos na contabilidade?
- Quais os três fatores que determinam quando a entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola?
- Qual a abrangência do CPC 29 relacionado aos ativos biológicos?
- São exemplos de ativos biológicos consumíveis exceto?
- Qual é o objetivo do Pronunciamento CPC 29 ativos biológicos?
- Para que ser realizar a avaliação de ativos biológicos?
- Qual a problemática da contabilização dos ativos biológicos?
- Qual o valor justo do ativo biológico?
- Quais são os ativos biológicos consumíveis?
- Como devemos reconhecer os ativos biológicos pelo valor de mercado?
O que é ativos biológicos na contabilidade?
Ativo biológico é o animal ou a planta, vivos. Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativas e quantitativas no ativo biológico.
Quais os três fatores que determinam quando a entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola?
A entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola quando, e somente quando: (a) controla o ativo como resultado de eventos passados; (b) for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade; e (c) o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado ...
Qual a abrangência do CPC 29 relacionado aos ativos biológicos?
O CPC 29 é o Pronunciamento Técnico relativo ao tratamento contábil e às divulgações dos ativos biológicos e produtos agrícolas. Este CPC deve ser utilizado para os seguintes casos: -ativos biológicos, exceto plantas portadoras; -produção agrícola no ponto de colheita e certas subvenções governamentais.
São exemplos de ativos biológicos consumíveis exceto?
Com base nessa informação e considerando a NBC TG 29 (R2) – Ativo biológico e produto agrícola, são exemplos de ativos biológicos consumíveis, EXCETO:
- Plantações de milho e trigo.
- Árvores para a produção de madeira.
- Rebanhos de animais mantidos para a produção de carne.
Qual é o objetivo do Pronunciamento CPC 29 ativos biológicos?
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil, e as respectivas divulgações, relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas. (b) produção agrícola no ponto de colheita; (c) subvenções governamentais previstas nos itens 34 e 35.
Para que ser realizar a avaliação de ativos biológicos?
Um dos fatores mais importantes para realizar a avaliação dos ativos biológicos é a adequação às leis e normas contábeis. ... Outro ponto de extrema importância para a realização da avaliação dos ativos biológicos é a capacidade de reconhecer o real valor que estes ativos têm em relação ao patrimônio de uma entidade.
Qual a problemática da contabilização dos ativos biológicos?
A contabilização dos ativos biológicos: problemática da mensuração e reconhecimento Maria Olímpia Alvarez de Sousa Fernandes Pascoal Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de MESTRE EM CONTABILIDADE E FINANÇAS Orientadora: Professora Doutora Maria Teresa Venâncio Dores Alves Setúbal, 2013
Qual o valor justo do ativo biológico?
A mensuração correta do valor justo do ativo biológico deve considerar todos os custos atrelados ao ativo específico, numa visão de qualquer participante de mercado. Dessa forma, a posse da terra é tratada como uma especificidade da companhia, e deve ser tratada à parte.
Quais são os ativos biológicos consumíveis?
Exemplos de ativos biológicos consumíveis são o gado destinado à produção de carne, gado detido para venda, peixe em aquacultura, colheitas tal como milho e trigo e árvores que estejam em desenvolvimento para obtenção de madeiras. Os produtos agrícolas são os produtos colhidos dos ativos biológicos da entidade.
Como devemos reconhecer os ativos biológicos pelo valor de mercado?
Com base neste CPC devemos, quando da existência de mercado ativo, reconhecer os ativos biológicos pelo valor de mercado. Minha dúvida é em relação ao reconhecimento do custo real da produção. A contabilização será semelhante à prática anterior da Superveniência/Insuficiência? Outro detalhe é sobre a tributação...