Quantas costelas tem o ser humano?
Quantas costelas tem o ser humano?
Existem 12 pares de costelas. As costelas são numeradas de 1 a 12 de acordo com as vértebras torácicas as quais se articulam.
Como se organizam as costelas?
Costelas
- Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais;
- Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
O que fica no tórax?
Nos vertebrados, o tórax estende-se da base do pescoço até ao diafragma. A cavidade torácica alberga a maior parte do sistema respiratório e o coração, protegidos por uma armação óssea que liga o esterno à coluna vertebral através das costelas.
Quantas costelas O homem tem a menos?
Mas obviamente, a quantidade de costelas de homens e mulheres é a mesma. São exatamente 12 pares. No entanto, há algumas pessoas que podem não ter o 11º ou o 12º par, enquanto outras possuem um 13º par de costelas "extra". No entanto, são exceções.
Qual a primeira costela?
As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras). Da oitava à décima costela elas se unem através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno (costelas falsas).
Quais são as costelas?
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Como funcionam os doze pares de costelas?
Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.
Como se articulam as costelas?
As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.
Quais são as costelas flutuantes?
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.