Onde reconhecer o ágio?

Índice

Onde reconhecer o ágio?

Onde reconhecer o ágio?

O ágio (ou goodwill) deve ser inicialmente mensurado pelo custo, que é a diferença a maior entre o custo de aquisição de negócios e o valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis adquiridos. A mensuração dessa diferença deve ser feita de acordo com o item 22 a seguir.

Quais os tipos de ágio?

a) quando o custo de aquisição for superior ao valor do patrimônio líquido, a diferença deverá ser contabilizada como ágio no investimento;

  • b) quando o custo de aquisição for inferior ao valor do patrimônio líquido, a diferença deverá ser contabilizada como deságio no investimento.
  • Como se trata o valor do ágio na contabilidade?

    No entanto, com o Decreto-Lei 1.598/77, o próprio legislador tributário passou a tratar do assunto, precluindo soluções advindas puramente da contabilidade. Como resultado, estabeleceu-se a obrigatoriedade de se destacar o valor do ágio como subconta do valor do investimento, quando este fosse sujeito à avaliação pelo MEP.

    Qual o prazo para o aproveitamento do ágio?

    O legislador, entretanto, diante da indefinição, optou por estabelecer o prazo de 60 meses para o aproveitamento do ágio, como a presumir que em 60 meses, a rentabilidade futura dar-se-ia por esgotada. Nesse ponto, é importante destacar que a dedutibilidade do ágio não se trata de benefício fiscal.

    Como é feito o lançamento contábil?

    Com base nos dados do exemplo, o lançamento contábil poderá ser feito da seguinte forma: Se a empresa "A" tivesse adquirido o investimento da empresa "B" por R$ 300.000,00, o lançamento contábil seria:

    Postagens relacionadas: