Como contabilizar venda de veículo com depreciação?
Índice
- Como contabilizar venda de veículo com depreciação?
- Qual o imposto sobre carro usado?
- Como funciona o ICMS para carros usados?
- Como tributar venda de veículos usados no Simples Nacional?
- Qual a finalidade da venda de veículos usados?
- Por que a compra e venda de veículos automotores?
- Qual a receita da venda de veículos usados?
- Qual é a tributação de uma revenda de veículos usados?
Como contabilizar venda de veículo com depreciação?
A nota fiscal de venda será o documento que comprova a saída/venda desse ativo. Nesse caso o bem terá que ser baixado do ativo totalmente após sua venda. O bem estando totalmente depreciado (custo corrigido menos depreciação acumulada) igual a zero, todo valor obtido na sua venda será um ganho de capital tributável.
Qual o imposto sobre carro usado?
Em contrapartida, a alíquota do imposto sobre carros usados irá baixar. Contudo, não voltará ao percentual oferecido anterior à janeiro. Vale lembrar que a carga tributária de ICMS para carros usados saltou de 1,8% para 5,53%. A partir de 1º de abril, ela diminuirá de 5,53% para 3,9%.
Como funciona o ICMS para carros usados?
Desde 1º de abril, a alíquota do ICMS de carros usados (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em São Paulo é de 3,91%. Esta foi a terceira alteração do tributo no ano, que em janeiro havia passado de 1,8% de para 5,53% do valor de venda.
Como tributar venda de veículos usados no Simples Nacional?
5º da Lei nº 9.716/98 para empresas que comercializam veículos e são optantes pelos Simples Nacional. Estas empresas deverão recolher o Simples Nacional, pelo Anexo I (comércio), sobre a receita bruta e não sobre a eventual margem de lucro.
Qual a finalidade da venda de veículos usados?
Desta forma, considerando a legislação acima citada, a pessoa juridica que efetuar a venda de veículos usados, adquiridos para revenda ou recebidos como parte do preço da venda de veícuios novos ou usados, deverá utilizar as bases presumidas, para efeitos tributários como sendo operações de consignação.
Por que a compra e venda de veículos automotores?
Em tal artigo diz-se que as empresas que tenham, nos atos constitutivos, definido a compra e venda de veículos automotores, podendo se equiparar ao serviço de consignação. A partir de agora será trabalhado o processo de tributação na atividade em questão.
Qual a receita da venda de veículos usados?
Na presente matéria, serão abordados os aspectos relativos a receita da atividade de venda de veículos usados e à tributação no Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Qual é a tributação de uma revenda de veículos usados?
Para o processo de tributação de uma empresa de revenda de veículos usados segue-se o que diz o art 5º da Lei 9716/98. Em tal artigo diz-se que as empresas que tenham, nos atos constitutivos, definido a compra e venda de veículos automotores, podendo se equiparar ao serviço de consignação.