Como contabilizar registro de patente?

Índice

Como contabilizar registro de patente?

Como contabilizar registro de patente?

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.

Qual o valor do registro de patentes?

Assim como no caso das marcas, os custos com o registro de patentes também costumam ocorrer no início da atividade de empresa ou no início de novas criações. O valor da patente, então, será a soma dos dispêndios necessários ao seu registro ou, se for o caso, a importância paga pela aquisição a terceiros.

Qual o prazo de amortização da patente?

A sua empresa adquiriu em 06/2016, suponto que o prazo desta patente seja 06/2021, você deve amortizar o valor pago durante estes 5 anos. O CPC 04 tem um exemplo, onde a patente poderia ter valor residual, mas isso só seria aplicável se você já tivesse um contrato de venda desta patente no futuro antes do prazo dela.

Como medir o valor de marcas e patentes?

Medir o valor de marcas e patentes, então, pode ser difícil devido justamente a incerteza da mensuração de seus valores e da estimação de suas vidas úteis. Apesar disso, essa não é uma questão que deve ser ignorada, já que ambos são valiosos para um negócio.

Por que registrar marcas e patentes?

Muitos empresários ainda enxergam o registro de marcas e patentes como uma forma de protegerem seu negócio da concorrência desleal, mas, com ele, também é possível garantir seu reconhecimento no mercado, gerar lucro, além de aumentar seu valor perante investidores, no preço de ações e aplicações.

Postagens relacionadas: