Como contar ao paciente que ele tem câncer?
Índice
- Como contar ao paciente que ele tem câncer?
- Como dar notícia de câncer?
- O que não dizer para alguém que está com câncer?
- Como se sente uma pessoa com câncer?
- O que fazer quando uma pessoa está com câncer terminal?
- Como dar notícias?
- O que dizer para alguém que está com câncer?
- Por que uma pessoa com câncer não entende o que ela está passando?
- Como você pode falar sobre o câncer?
- Como cuidar de alguém com câncer?
- Como encarar o câncer de próstata?
Como contar ao paciente que ele tem câncer?
É preciso sentir, induzi-lo a fazer perguntas, fazê-lo querer saber mais sobre a doença. Outra coisa que faz diferença é o médico dar um direcionamento, um apoio. Ou seja, ele explica os próximos passos, os exames, as próximas consultas. Assim o indivíduo não fica desamparado e diminui a ansiedade”, diz ela.
Como dar notícia de câncer?
Seja honesto e não esconda nada deles, conte até mesmo quando precisar se ausentar para ir ao médico ou hospital. Seja direto – O mais importante é se referir à doença. Deixe claro que se trata de um câncer. Diga como a doença se desenvolve o porquê dos sintomas e possíveis sequelas, como, por exemplo, a mastectomia.
O que não dizer para alguém que está com câncer?
LISTA DO QUE NÃO DIZER A UM PACIENTE ONCOLÓGICO.
- “Nossa! Nem parece que você está doente. ...
- “Nossa, mas você é tão jovem. Que doença maldita!.” ...
- “Nossa! Seu cabelo vai cair?”. ...
- “O cunhado da prima do namorado da minha afilhada morreu disso”. Atenção especial para este item. ...
- “Você não deveria estar comendo isso. ...
- 6. “
Como se sente uma pessoa com câncer?
O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
O que fazer quando uma pessoa está com câncer terminal?
O que dizer?
- Pergunte como a pessoa está.
- Pergunte se ela quer falar sobre o assunto.
- Pergunte se pode fazer algo para ajudar.
- Seja sincero e diga que não sabe o que dizer, mas que a pessoa pode contar com você.
- Diga que sente muito pelo que ela está passando.
- Ofereça-se para ouvi-la.
Como dar notícias?
Na hora de dar a má notícia devemos ser empáticos, explicar, quantas vezes forem necessárias, de forma a mais clara e verdadeira possível; estar preparados para eventuais descontroles. E, principalmente, respeitar a dor e o sofrimento alheios.
O que dizer para alguém que está com câncer?
"Pergunte 'como vão as coisas?' ". Não indague sobre o tratamento ou se o câncer é curável. Não conte histórias a seu respeito ou de outros pacientes e não diga à pessoa o que ela deve pensar, sentir ou fazer.
Por que uma pessoa com câncer não entende o que ela está passando?
Uma pessoa com câncer provavelmente entende que você não compreende de fato o que ela está passando, assim como também não espera conselhos que não foram pedidos, muito menos uma enxurrada de mensagens motivacionais. Algumas vezes essas pessoas precisam apenas de alguém para ouvi-los.
Como você pode falar sobre o câncer?
Você pode ler inúmeros livros e artigos sobre a doença, mas a verdade é que cada caso é um caso, afinal o câncer se comporta de maneira imprevisível, seja para melhor ou para pior. As pessoas que estão enfrentando um câncer não querem conversar apenas sobre a doença.
Como cuidar de alguém com câncer?
Assim como você, a pessoa com câncer também não sabe como lidar com a doença na maioria das vezes. Muitas vezes as pessoas acabam frustradas e isso também acaba refletindo. Seja paciente. Respire fundo e siga em frente. Cuidar de alguém com câncer é uma tarefa cheia de reviravoltas e becos aparentemente sem saídas.
Como encarar o câncer de próstata?
Você encara a situação de um jeito, mas seu ente querido pode encarar de outro, completamente diferente. Você pode ler inúmeros livros e artigos sobre a doença, mas a verdade é que cada caso é um caso, afinal o câncer se comporta de maneira imprevisível, seja para melhor ou para pior.