Quantos dias de licença nojo para funcionário público?

Índice

Quantos dias de licença nojo para funcionário público?

Quantos dias de licença nojo para funcionário público?

8 dias corridos (excluindo o dia do óbito, caso o servidor compareça ao trabalho) no caso de falecimento de cônjuge ou companheiro(a), filhos (inclusive natimorto), pais e irmãos.

Quantos dias tem direito por falecimento de tia?

dois dias Hoje, o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a 2 (dois) dias consecutivos de ausência legal em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa declarada como dependente econômico na Previdência Social.

Quantos dias o funcionário tem direito quando morre a mãe 2021?

Hoje, o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a 2 (dois) dias consecutivos de ausência legal em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa declarada como dependente econômico na Previdência Social.

Qual a duração da licença nojo?

De acordo com o artigo 473 da CLT, a duração da licença nojo é de dois dias consecutivos — sendo dias úteis ou não. Esses dias são contabilizados após a morte do familiar, não incluindo o dia do falecimento. A lei não especifica nada quanto ao dia do falecimento, mas é comum que o dia seja abonado em respeito aos sentimentos do colaborador. 2.

Por que a licença nojo pode ser solicitada em casos de óbitos?

A licença nojo, como expliquei no tópico anterior, pode ser solicitada em caso de falecimento. Agora, em quais casos específicos de óbitos ela pode ser usada? Os casos mais comuns nos quais ela é concedida são nas ocasiões de falecimento de pais, irmãos, filhos, e do cônjuge.

Por que a licença nojo está estabelecida?

Justamente pelo fato de que a licença nojo está estabelecida dentre os casos que podem ser considerados como faltas justificadas. Essa licença pode ser solicitada pelos funcionários quando eles sofrem a perda de algum familiar próximo à eles.

Por que a licença não se encaixa na lei?

Segundo a lei, a licença se aplica quando há falecimento de familiares diretos e pessoas que vivam sob dependência econômica do colaborador (desde que esteja declarada em sua carteira de trabalho e previdência social). Por isso, é importante saber que tios ou primos não se encaixam na lei.

Postagens relacionadas: