Quando surgiu a arte naif?

Índice

Quando surgiu a arte naif?

Quando surgiu a arte naif?

O surgimento desse conceito artístico foi marcado pela exposição do pintor autodidata Henri Rousseau (1844-1910), no Salão dos Independentes de Paris, no ano de 1886. “Naïf” é uma palavra francesa que significa “algo ingênuo ou inocente”.

Qual é a origem do termo arte naif?

Arte naïf é um conceito da crítica e história da arte desenvolvido a partir do reconhecimento da obra de Henri Rousseau (1844-1910), um pintor autodidata que expôs suas pinturas no Salão dos Independentes de Paris, em 1886.

Quem foi Henri Rousseau 1844 1910 para a arte naif?

Henri Rousseau (1844-1910), francês, nascido sob o nome de Henri-Julien-Félix Rousseau, era um homem de pouca instrução geral e quase nenhuma formação em pintura. Tornou-se um artista em tempo integral aos 49 anos, depois de se aposentar de seu cargo na estância aduaneira Paris.

Quando Henri Rousseau morreu?

2 de setembro de 1910 Henri Rousseau/Data de falecimento

Quando surgiu a Arte Naif no Brasil?

Além de pintor, foi músico, poeta, folclorista, teatrólogo e professor. Bastante instintivo, seu estilo como artista naïf ficou conhecido pela ingenuidade, pureza, poesia e primitivismo. Logo, entre as décadas de 19, seu nome ganhou fama e, assim, sua trajetória relevante marcou a história da arte brasileira.

O que é e como surgiu a Arte Naif?

A denominação “Arte Naif” (aplicada para designar um certo grupo de pintores) como utilizamos atualmente, surgiu no fim do século XIX, com a aparição do pintor francês Henri Rousseau no “Salão dos Independentes”, em Paris. Atualmente podemos dizer que o Brasil é um dos grandes representantes da arte naif mundial.

O que significa uma arte naif?

O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes.

Quem foi o maior representante da arte naif?

Henri Rousseau História da arte naïf O pintor francês Henri Rousseau (1844-1910) é considerado o precursor do estilo e foi reconhecido dessa forma quando expôs suas obras no “Salão dos Independentes” na França, em 1886.

O que dizia Henri Rousseau 1844 1910 )?

Henri-Julien-Félix Rousseau (Laval, — Paris, 2 de setembro de 1910), conhecido também pelo público como o douanier (aduaneiro) por ter trabalhado como inspetor de alfândega, foi um pintor francês inserido no movimento moderno do pós-impressionismo....
Henri Rousseau
NacionalidadeFrancês
ÁreaPintura

Qual a importância de Henri Rousseau para a arte naif?

Considerado o pai da arte naïf, Rousseau goza desse prestígio não apenas por ser autodidata, não seguir as normas acadêmicas e se utilizar da desproporção e de cores vivas muitas vezes irreais; mas também pela forma ingênua com que encarou a própria vida.

Quais as características gerais da arte naïf?

Os artistas da arte naïf são considerados autodidatas e seguem seu próprio estilo de representação artística. A deficiência na aplicação de texturas, ausência de acabamento, ausência de técnicas artísticas acadêmicas e a deficiência na aplicação de texturas, sobras e cores são algumas das características gerais em comum encontradas na arte naïf.

Quais são as obras expostas por Rousseau?

As obras expostas por Rousseau foram consideradas infantis, ingênuas e primitivas e foram tratadas com ironia e desprezo. Muitos críticos debocharam do estilo de Rousseau e chamaram de “naïf” – termo francês para ingênuo.

Quem foi Henri Rousseau?

Henri Rousseau foi um artista francês que nasceu em 1844. Sem formação acadêmica, o pintor foi autodidata teve sua produção julgada na época, pois segundo os críticos, eram obras consideradas "infantis". Entretanto, ao final de sua vida, teve o reconhecimento das vanguardas artísticas europeias. Ele é considerado o precursor da arte naïf.

Quais são os exemplos de pintura naïf?

Os exemplos mais conhecidos da pintura naïf são representados pelas obras do artista francês Henri Rousseau, cujos retratos com cenas de selva, florestas e vegetação exótica são amplamente admirados. As pinturas de Rousseau, como muitas outras desse gênero, transmitem:

Postagens relacionadas: