Como o trabalho voluntário deve ser registrado na contabilidade das organizações do terceiro setor?
Índice
- Como o trabalho voluntário deve ser registrado na contabilidade das organizações do terceiro setor?
- Qual a contabilização de gratuidade?
- Qual é o valor contábil de um bem?
- Como as entidades podem fazer ou não o uso de contas de compensação?
- Quais são as particularidades da contabilização na esfera federal?
Como o trabalho voluntário deve ser registrado na contabilidade das organizações do terceiro setor?
O valor do serviço voluntário deve basear-se nos valores dos salários de mercado. Deve-se evidenciar a operação em todas as demonstrações contábeis: balanço patrimonial, DRE e Demonstração do Valor adicionado. Com relação às notas explicativas, no ítem 27 da ITG 2002, explica todas as informações necessárias.
Qual a contabilização de gratuidade?
Contabilização de gratuidade A prestação de serviços de interesse social à coletividade é uma pratica comum de serem prestadas pelas entidades sem fins lucrativos. A doação de roupas, cestas básicas e medicamentos as pessoas mais carentes são exemplos de gratuidade a prestação de serviço.
Qual é o valor contábil de um bem?
No final da vida útil de um Bem, quando estiver 100% depreciado, o valor contábil é igual ao valor residual. E a Depreciação do Bem recebido como doação?
Como as entidades podem fazer ou não o uso de contas de compensação?
As entidades podem fazer ou não o uso de contas de compensação com objetivo de controlar e evidenciar valores de assistência prestada.
Quais são as particularidades da contabilização na esfera federal?
Neste trabalho apresentaremos as particularidades da contabilização para as Fundações e Entidades de Interesse Social na esfera federal, esclarecendo pontos como escrituração, função das contas, procedimento de contabilização e ainda a informação das normas que regulamentam as referidas entidades. 2. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL