O que fazer para evitar a publicidade infantil?

Índice

O que fazer para evitar a publicidade infantil?

O que fazer para evitar a publicidade infantil?

Veja 6 ideias para minimizar o consumismo infantil no Natal e frear o estímulo ao consumismo infantil:

  1. Dê o exemplo. ...
  2. Diminua a exposição das crianças à publicidade. ...
  3. Faça combinados. ...
  4. Evite unir lazer a consumo. ...
  5. Cuidados com as longas listas de presentes. ...
  6. Saiba que dizer “não” é importante.

Como conter a publicidade infantil na internet?

Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos. Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.

Quais são os problemas da publicidade infantil?

E segundo os autores da pesquisa, a publicidade dirigida a este público agrava ainda mais esse cenário: consumismo, a erotização precoce, os transtornos de comportamento, o estresse familiar, o alcoolismo, a violência, a obesidade infantil, dentre outros.

O que falar sobre a publicidade infantil?

A Publicidade Infantil é a divulgação de produtos e serviços com foco em crianças. Por causa da vulnerabilidade desse público, ela é caracterizada como abusiva. Na publicidade e no marketing, sabemos que temos que falar a linguagem do público-alvo e saber atraí-los de uma forma certeira.

Como a proibição de publicidade infantil pode garantir essa proteção?

O Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016) determina a proteção da criança contra toda forma de violência e pressão consumista e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica.

O que é a publicidade infantil no Brasil?

A publicidade infantil é qualquer comunicação mercadológica direcionada às crianças. Esses anúncios tem como objetivo divulgar e estimular o consumo de algum produto, marca ou serviço.

Como combater a publicidade infantil no espaço ilimitado da internet?

Além disso, utilizar abas anônimas do seu navegador previne que empresas monitorem as atividades das crianças. São medidas simples que ajudam a proteger os pequenos, dificultando que empresas coletem suas informações para direcionamento de anúncios segmentados.

Como é a legislação da publicidade infantil no Brasil?

#01 A publicidade infantil é proibida no Brasil: FATO Direcionar publicidade ao público infantil, de qualquer produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, lei de 1990.

Quais são os efeitos da publicidade sobre a formação de hábitos na infância?

São Paulo – A publicidade infantil é nociva ao desenvolvimento da criança, não somente por abusar da deficiência de julgamento e de experiência da criança, mas também por ser, em si, propaganda enganosa. A avaliação é da coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda.

O que o Código de Defesa do Consumidor apresenta como conceito de publicidade infantil?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) já define que a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público e, portanto, é abusiva e ilegal.

Qual a origem da publicidade infantil no Brasil?

Desde então, há uma queda de braço entre as entidades civis e as empresas para determinar os rumos da publicidade infantil no Brasil. A publicidade infantil é caracterizada por qualquer tipo de comunicação mercadológica que tem a intenção de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço.

Quais são as leis da publicidade infantil?

Em relação às leis da publicidade infantil no Brasil, temos que considerar os seguintes instrumentos: Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, conhecida como Marco Civil da Primeira Infância. O ECA determina que as crianças tenham seus direitos protegidos contra qualquer forma de exploração, considerando-as psicologicamente vulneráveis.

Quais são as táticas de publicidade infantil?

Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos. Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.

Por que a publicidade infantil é abusiva?

Por ser um público vulnerável e persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec, tendo como base o artigo 37 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança.

Postagens relacionadas: