O que a digoxina pode causar?
Índice
- O que a digoxina pode causar?
- Quanto tempo dura o efeito da digoxina?
- Qual a dosagem máxima de digoxina?
- Para que serve digoxina de 0 25 mg?
- Quais os sinais e sintomas da intoxicação digitálica?
- Qual o mecanismo de ação da digoxina?
- Como é contraindicada a digoxina?
- Qual a importância da digoxina no tratamento da insuficiência cardíaca?
- Por que a digoxina pode alterar o eletrocardiograma?
- Posso usar digoxina no leite materno?
O que a digoxina pode causar?
A parada cardíaca proveniente de assistolia ou fibrilação ventricular causadas pela toxicidade da digoxina é geralmente fatal. A superdosagem aguda pode resultar em hipercalemia (de moderada a pronunciada) devido à inibição da bomba de sódio e potássio. A hipocalemia pode contribuir com a toxicidade.
Quanto tempo dura o efeito da digoxina?
Devido ao seu pico de ação prolongado (aproximadamente 6 horas), não é a melhor opção quando há a necessidade de rápida redução da resposta ventricular.”
Qual a dosagem máxima de digoxina?
A ingestão de doses superiores a 25 mg, certamente resultará em morte, sendo a toxicidade progressiva, sensível somente ao tratamento com anticorpos (fração Fab) específicos para digoxina (Digibind®). Manifestações cardíacas são os sinais mais frequentes e graves de intoxicação aguda e crônica.
Para que serve digoxina de 0 25 mg?
Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva quando o problema dominante é a disfunção sistólica. Nesse caso, o benefício terapêutico é maior nos pacientes com dilatação ventricular. Digoxina é indicada especificamente quando a insuficiência cardíaca é acompanhada de fibrilação atrial.
Quais os sinais e sintomas da intoxicação digitálica?
Sintomas gastrintestinais como anorexia, náuseas e vômitos são frequentes. Dor abdominal também pode ocorrer, e existem relatos de caso de isquemia mesentérica ocorrendo como complicação da intoxicação digitálica.
Qual o mecanismo de ação da digoxina?
A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.
Como é contraindicada a digoxina?
Digoxina é contraindicada nos seguintes casos: Alergia à digoxina, a outros glicosídeos ou a alguma das substâncias presentes no medicamento (ver o item Composição).
Qual a importância da digoxina no tratamento da insuficiência cardíaca?
Insuficiência cardíaca Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva quando o problema dominante é a disfunção sistólica. Nesse caso, o benefício terapêutico é maior nos pacientes com dilatação ventricular. Digoxina é indicada especificamente quando a insuficiência cardíaca é acompanhada de fibrilação atrial.
Por que a digoxina pode alterar o eletrocardiograma?
O uso de digoxina pode alterar o eletrocardiograma (gerando, por exemplo, resultados falso-positivos de alterações no exame); portanto, se fizer um eletrocardiograma, avise à pessoa que conduz o teste que você está tomando digoxina. A digoxina pode interagir com muitos outros medicamentos, incluindo aqueles adquiridos sem prescrição médica.
Posso usar digoxina no leite materno?
Embora digoxina esteja presente no leite materno, as quantidades são mínimas, por isso o medicamento não é contraindicado durante a amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.