Como impugnar usucapião?

Índice

Como impugnar usucapião?

Como impugnar usucapião?

A impugnação do titular do direito previsto no caput poderá ser objeto de conciliação ou mediação pelo registrador. Não sendo frutífera, a impugnação impedirá o reconhecimento da usucapião pela via extrajudicial.

Quem pode requerer a usucapião extrajudicial?

Qualquer pessoa interessada, física ou jurídica, pode requerer o usucapião extrajudicial, desde que seja um processo consensual. Isto é, não haja oposição quanto ao ato e que o interessado tenha em posse todos os documentos necessários.

Como anular usucapião extrajudicial?

Notificados poderão impugnar o pedido de usucapião extrajudicial em 15 dias. Essa impugnação deve ser feita, expressamente, no próprio cartório. A lei não determina nenhum procedimento para a impugnação.

Como registrar usucapião extrajudicial?

A usucapião extrajudicial deve ser processada no Registro de Imóveis da circunscrição imobiliária em que se situar o imóvel usucapiendo, ainda que seu registro esteja em outra circunscrição. Pode acontecer de o imóvel estar situado em mais de uma circunscrição. O requerimento poderá ser processado em qualquer delas.

Qual cartório deverá registrar a sentença que eventualmente reconhecer a usucapião judicial?

A usucapião especial de imóvel urbano poderá ser invocada como matéria de defesa, valendo a sentença que a reconhecer como título para registro no cartório de registro de imóveis. Art. 14. Na ação judicial de usucapião especial de imóvel urbano, o rito processual a ser observado é o sumário.

É admitido o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião?

216-A. Sem prejuízo da via jurisdicional, é admitido o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, que será processado diretamente perante o cartório do registro de imóveis da comarca em que estiver situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado, representado por advogado (…).”

Qual a documentação necessária para o usucapião extrajudicial?

Usucapião Extrajudicial

  • Planta e Memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado.
  • Certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente.
  • Justo título que demonstre a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse.
  • Qualificação completa do requerente.

Qual o tempo de posse para usucapião extrajudicial?

A Usucapião Extrajudicial tem previsão de ser concluída no Registro de Imóveis num prazo de pode variar de dias em média, no caso de um processo bem feito e corretamente pré-examinado.

É possível o reconhecimento extrajudicial de usucapião?

O procedimento de reconhecimento extrajudicial da usucapião envolve a análise da documentação apresentada, a publicação de edital, a manifestação dos confrontantes e do Poder Público. Atenção: a rejeição do pedido extrajudicial não impede o ajuizamento de ação de usucapião.

É possível pedir o reconhecimento de usucapião diretamente no cartório de Registro de Imóveis?

Desde março de 2016, com a entrada em vigor do Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), é possível que o interessado busque o reconhecimento da sua propriedade imobiliária direto nos cartórios, sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.

Como deve ser processada a usucapião extrajudicial?

A usucapião extrajudicial deve ser processada no Registro de Imóveis da circunscrição imobiliária em que se situar o imóvel usucapiendo, ainda que seu registro esteja em outra circunscrição. O que muitas vezes acontece é de o imóvel estar situado em mais de uma circunscrição. Assim, o requerimento poderá ser processado em qualquer delas.

Como me deparei com a usucapião?

Nas formalidades das orientações jurídicas que venho prestando gratuitamente, em forma de artigos jurídicos, escritos de forma simples e direta, me deparei com uma dúvida em relação à usucapião!

Como o espólio pode postular a usucapião?

Observação importante: o espólio não pode postular o reconhecimento extrajudicial da usucapião. Já em relação ao falecido, ou seja, o possuidor, seus herdeiros o sucedem na posse, cabendo a eles alegar a “ sucessio possessionis ”, isto é, a aquisição da posse pelo direito hereditário.

Qual o fundamento do pedido de usucapião?

E por fim, se for o caso, expor os fatos que justifi­cam a redução do prazo da usucapião. ii) Fundamentar juridicamente o pedido:

Postagens relacionadas: