Quem tem síndrome de Down pode trabalhar?

Índice

Quem tem síndrome de Down pode trabalhar?

Quem tem síndrome de Down pode trabalhar?

O artigo 27 da convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência estabelece que todos têm direito a oportunidades iguais de trabalho.

O que uma pessoa com síndrome de Down pode fazer?

Pessoas com síndrome de Down se divertem, estudam, passeiam, trabalham, namoram e se tornam adultos como todo mundo. Nascer com uma deficiência não é uma tragédia, nem uma desgraça, é apenas uma das características da pessoa. No mundo não existem “os normais” e “os anormais”.

Quais as dificuldades para pessoas com Down ao ingressar no mercado de trabalho?

Um dos maiores desafios para inserção dos portadores de síndrome de Down no mercado de trabalho é a superproteção familiar. Além da dificuldade com a aceitação das empresas, há muitas vezes o desconforto e o medo dos pais e responsáveis sobre como os jovens se comportarão e serão tratados no emprego.

Quem tem síndrome de Down pode morar sozinho?

Se uma pessoa com qualquer tipo de deficiência, não apenas a intelectual, desejar morar sozinha, ela pode - basta contar com os apoios necessários em sua rotina.

Como a pessoa com síndrome de Down é vista na sociedade?

Apesar dos avanços na compreensão e na gestão geral de Síndrome de Down, a circunstância é associada ainda com uma determinada quantia do estigma. É importante que os indivíduos com esta circunstância recebem o apoio de seus família, amigos e sociedade at large.

Quais são os direitos das pessoas com síndrome de Down?

No caso de pessoas com síndrome de Down, muitas vezes as próprias famílias se surpreendem com mudanças de atitude, uma vez que elas se sentem mais independentes e capazes de realizar seus desejos. O artigo 27 da convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência estabelece que todos têm direito a oportunidades iguais de trabalho.

Qual a importância do trabalho para pessoas com síndrome de Down?

É importante ressaltar que o trabalho não envolve apenas a pessoa e a empresa. Família, escola e sociedade precisam caminhar juntas na defesa da inclusão efetiva para que a entrada no mercado de trabalho de pessoas com síndrome de Down possa se tornar uma realidade para todos.

Por que as pessoas com síndrome de Down estão empregadas?

O excesso de preocupação por parte de familiares e amigos muitas vezes torna essa passagem difícil para as pessoas com síndrome de Down, principalmente pela forma com que elas são tratadas e pelas baixas expectativas em relação à sua função na sociedade. As pessoas que não estão empregadas tendem a ter mais depressão e menos autoestima.

Por que a síndrome de Down está relacionada a dificuldades de aprendizado?

A síndrome de Down está relacionada a dificuldades de aprendizado, o que significa que os funcionários com a trissomia provavelmente vão demorar um pouco mais de tempo para realizar determinadas tarefas. Isso não quer dizer que elas não serão feitas, ou que serão feitas de forma inadequada.

Postagens relacionadas: