Como pagar o INSS como trabalhador rural?
Índice
- Como pagar o INSS como trabalhador rural?
- Como o produtor rural contribui para o INSS?
- Qual o valor que o trabalhador rural deve recolher INSS?
- Como comprovar tempo de contribuição rural?
- Sou trabalhador rural tenho direito ao Auxílio-doença?
- Qual a contribuição previdenciária do produtor rural pessoa física?
- Por que o produtor rural precisa fazer declaração sobre sua folha de pagamento?
- Qual a alíquota para o produtor rural pessoa física?
- Quais são as categorias de contribuição do INSS?
Como pagar o INSS como trabalhador rural?
No caso particular do segurado especial, ele contribuirá sobre a receita bruta (sem deduções) da comercialização da produção rural, na forma do artigo 25 da lei 8.212/91: 1,2% sobre o valor da venda total da produção; 0,1% sobre o valor da venda total para financiar os acidentes de trabalho.
Como o produtor rural contribui para o INSS?
Para aqueles que optarem recolher sobre o faturamento da produção, a alíquota será de 1,5% sobre a receita bruta da comercialização da produção (total absoluto faturado): 1,2% é destinado para o INSS; 0,1% para RAT (acidentes do trabalho); e. 0,2% para o Serviço de aprendizagem rural (Senar).
Qual o valor que o trabalhador rural deve recolher INSS?
Assim, desde a edição da Lei 13.606/2018, a contribuição do segurado especial é de 1,2% sobre a produção rural e de 0,1% para financiamento das prestações por acidente de trabalho.
Como comprovar tempo de contribuição rural?
Veja a lista de documentos para comprovar o trabalho rural:
- Contrato individual de trabalho ou CTPS;
- Registro de imóvel rural;
- Comprovante de cadastro do INCRA;
- Notas fiscais de entrada de mercadorias;
- Bloco de notas do produtor rural;
- Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
Sou trabalhador rural tenho direito ao Auxílio-doença?
Trabalhador rural tem direito a auxílio-doença mesmo que incapacidade seja temporária. ... Em laudo de Estudo Socioeconômico, a assistente social constatou que o trabalhador necessita de um amparo social para prover o seu sustento, pois possui déficit mental, o que o torna incapacitado para o trabalho.
Qual a contribuição previdenciária do produtor rural pessoa física?
Como regra, a contribuição previdenciária do produtor rural pessoa física, na qualidade de contribuinte individual, é calculada mediante aplicação da alíquota de 20% sobre o salário-de-contribuição. Conforme § 7º do artigo 55 da Instrução Normativa RFB nº 971, de 2009, o salário-de-contribuição do produtor rural pessoa física, ...
Por que o produtor rural precisa fazer declaração sobre sua folha de pagamento?
Mas, a norma publicada ontem deixa claro que o produtor rural precisa fazer uma declaração dizendo que optou pela contribuição sobre a sua folha de pagamento. Veja o modelo da Declaração – anexo V no final da Instrução Normativa n. 1.867
Qual a alíquota para o produtor rural pessoa física?
Além desses encargos, independente da opção que escolher o produtor rural pessoa física recolhe também a alíquota de 2,5% para o FNDE e 0,2% para o INCRA, sobre o total de sua folha de pagamento.
Quais são as categorias de contribuição do INSS?
São elas: o empregado rural, o trabalhador avulso, o contribuinte individual e o segurado especial. Tratam-se de categorias distintas e que merecem especial atenção, principalmente, no que tange à forma de contribuição para o INSS.