Como contratar Jovem Aprendiz 2020?
Como contratar Jovem Aprendiz 2020?
No entanto, para participar do programa, ele deve respeitar algumas determinações:
- precisa ter idade entre 14 e 24 anos, cabendo à empresa delimitar a idade mínima e máxima aceitas dentro desse intervalo;
- deve estar matriculado na educação básica ou ter concluído o ensino médio;
Como funciona o contrato do Jovem Aprendiz?
Uma vez na empresa, o menor aprendiz possui um contrato especial de trabalho, com registro em carteira e direitos trabalhistas e previdenciários. Para você ter uma ideia, recebe até 13º salário e férias. Inclusive, o tempo de trabalho contará para a aposentadoria. Já o salário principal é calculado em horas.
Como contratar um jovem aprendiz?
A contratação de um jovem aprendiz faz com que a empresa cumpra com sua obrigação legal, além de colher e promover benefícios para o mercado de trabalho. Assim, seja por força da lei ou pelo simples interesse em participar do programa Jovem Aprendiz, sua empresa precisa saber como funciona essa contratação.
Qual a Idade do jovem aprendiz?
A Lei n° 10.097, do ano 2000, tem o objetivo de facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, além de garantir as condições adequadas ao exercício profissional. Ela contempla dois grupos: o menor aprendiz (que corresponde a adolescentes menores de idade, a partir dos 14 anos) e o jovem aprendiz (que vai dos 14 aos 24).
Por que jovens devem ser aprendizes?
De acordo com a legislação, jovens de 14 a 24 anos de idade podem ser aprendizes. Devem, preferencialmente, estar cursando o ensino fundamental, médio, técnico ou graduação, combinando trabalho e estudos.
Qual o contrato do Menor Aprendiz?
O contrato do menor aprendiz inclui a assinatura de sua carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS). É preciso que constem nessa documentação a função que será exercida, precedida pelo termo “aprendiz”, e as datas de início e término do contrato.