Como contabilizar imposto a restituir?

Índice

Como contabilizar imposto a restituir?

Como contabilizar imposto a restituir?

Contabilmente, os indébitos tributários são registrados em contas do ativo, em contrapartida ao resultado ou à conta do passivo que registrou o pagamento a maior, conforme análise contábil do valor a ser restituído ou compensado (quando ocorreu, por exemplo, simples pagamento a maior do valor já escriturado na ...

O que é imposto a restituir no imposto de Renda?

O imposto devido é quanto a pessoa tem de pagar conforme o seu rendimento anual. O contribuinte já pode ter pago mais do que isso durante o ano (nos descontos de seu holerite, por exemplo). Nesse caso, terá imposto a restituir, vai receber de volta da Receita. Se pagou a menos, o resultado será imposto a pagar.

O que é imposto a restituir compensado?

O que imposto a restituir Compensado? O serviço Compensação a Pedido permite realizar a compensação de pagamentos recolhidos indevidamente ou a maior, créditos apurados no Simples Nacional, para a extinção de débitos também apurados no Simples Nacional.

Quando pode ser solicitada a compensação ou contribuição?

Pode ser solicitada a compensação ou contribuição no prazo de até 5 anos a contar da data da notificação do crédito para a Receita Federal do Brasil. Exemplo: saldo negativo terá o prazo de 5 anos a partir da data de transmissão da Escrituração Contábil Fiscal – ECF relacionada ao ano em que ele foi constituído.

Como compensar os impostos?

Seu envio permite ao contribuinte compensar esses valores com quaisquer outros impostos administrados pela Receita Federal, salvo débitos previdenciários. A Per/DComp pode ser utilizada para compensar créditos já vencidos ou a vencer. Desta compensação via Per/DComp, os valores dos impostos podem demorar um pouco a serem compensados.

Como solicitar a restituição do tributo?

Caso a empresa não tenha débitos em aberto, poderá solicitar a restituição do tributo pago a maior ou indevidamente. Neste caso, a Receita Federal analisará a existência do crédito tributário e fará a restituição, quando cabível. A empresa deverá informar o banco, agência e conta que deseja receber a restituição.

Posso compensar créditos com outros tributos?

Os créditos podem se compensados com outros tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Exemplo: O saldo negativo pode compensar débitos de PIS, COFINS, IOF, CSLL, IRPJ. Atenção para os créditos de insumos de PIS e COFINS, nem todos os créditos poderão compensar outros tributos. É importante verificar a legislação a respeito.

Postagens relacionadas: