Como controlar a velocidade de um motor DC?
Índice
- Como controlar a velocidade de um motor DC?
- Como controlar a velocidade de um motor Arduino?
- Como controlar a velocidade de um motor DC com ponte H?
- O que é um motor DC Arduino?
- Como reduzir a velocidade de um motor CC?
- Como aumentar e diminuir a velocidade de um motor elétrico?
- Como controlar PWM em Arduino?
- Como controlar a rotação do motor?
- Por que usar Ponte H?
- Como funciona a Ponte H L298N?
- Como controlar a velocidade de um motor DC?
- Como controlar a velocidade de rotação do motor?
- Como controlar a velocidade de um motor de corrente contínua?
- Quais são os motores DC?
Como controlar a velocidade de um motor DC?
Motores de corrente continua possuem uma velocidade de rotação que pode ser controlada de acordo com a corrente com que o motor trabalha. Para controlar essa corrente, vamos usar um transistor BC337.
Como controlar a velocidade de um motor Arduino?
Para reproduzir o projeto deste post, você precisará de:
- Um Arduino UNO (com cabo USB para programação)
- Um Driver Motor Ponte H L298n.
- Um Motor DC 3-6V com Caixa de Redução e Eixo Duplo.
- Uma Fonte DC Chaveada 9V 1A Plug P4.
- Jumpers (macho-fêmea e macho-macho)
Como controlar a velocidade de um motor DC com ponte H?
Movimentando o motor Quando não queremos controlar a velocidade, deixamos esse pinos com um jumper ligado ao 5V da placa. Assim garantimos que a ponte H trabalhe na velocidade máxima. Como queremos controlar sua velociade, tiramos o Jumper e conectamos a uma porta PWM.
O que é um motor DC Arduino?
De forma geral, os motores DC são dispositivos que convertem energia elétrica em energia mecânica. Para o propósito deste artigo, falaremos de motores que consomem, em média, menos de 1A, quando alimentados por 5-9V.
Como reduzir a velocidade de um motor CC?
= Page 9 Equações do Motor CC Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).
Como aumentar e diminuir a velocidade de um motor elétrico?
CONTROLADOR DE VELOCIDADE : Outra opção muito utilizada é a instalação de um Controlador de Velocidade na Policorte, de forma que este dispositivo diminua a velocidade da máquina para 1.300 rpm sem ser necessária nenhuma adaptação no motor ou na máquina.
Como controlar PWM em Arduino?
Portanto, a maneira mais simples para controle dessa técnica é a utilização da função analogWrite() que a plataforma Arduino possui dentro da sua IDE. Essa função pode ser utilizada para gerar um sinal PWM em que a frequência desses sinais, na maioria das vezes, está próxima de 490Hz.
Como controlar a rotação do motor?
Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.300 vezes por minuto, sem alterar a velocidade do motor.
Por que usar Ponte H?
A ponte H é um arranjo, em forma de “H”, de chaves que serve para inverter a polaridade de uma carga sem a necessidade de utilizar uma fonte simétrica. Tal arranjo é muito utilizado para acionamento de motores DC de modo bastante simples.
Como funciona a Ponte H L298N?
Funcionamento do Driver L298N Os pinos In1 e In2 são responsáveis pelo direcionamento do sentido do motor, e o pino EnA é responsável pela regulação de velocidade do motor "A", portanto o pino de saída da BlackBoard para o pino EnA do módulo deverá permitir um sinal PWM.
Como controlar a velocidade de um motor DC?
Em nosso projeto anterior mostramos como acionar um pequeno motor DC usando o Arduino, transístor e um relé. Agora, vamos dar um passo adiante, criando um controle de velocidade para o motor, por meio de um potenciômetro. Podemos controlar a velocidade de um motor variando a tensão aplicada a ele.
Como controlar a velocidade de rotação do motor?
O transistor irá controlar a velocidade de rotação do motor por meio do controle de corrente que o atravessa, usando um sinal PWM fornecido pelo Arduino, por meio da função analogWrite (). O ciclo ativo (duty cicle) do sinal PWM será, por sua vez, controlado por um potenciômetro, que poderemos ajustar para variar a velocidade do motor.
Como controlar a velocidade de um motor de corrente contínua?
Porém, essa não é a técnica mais adequada para controlar a velocidade de motores de corrente contínua, pois é muito ineficiente – uma grande quantidade de energia é perdida na forma de calor dissipado pela resistência do potenciômetro. Uma forma melhor é usar a técnica de PWM para controlar a quantidade de energia que irá acionar o motor.
Quais são os motores DC?
Poderá encontrar uma grande variedade de motores DC na loja online da ElectroFun. Exemplo de um motor DC. Ainda é necessário especificar o que são motores DC. De forma geral, os motores DC são dispositivos que convertem energia elétrica em energia mecânica.