Como é possível controlar a velocidade de um motor DC?
Índice
- Como é possível controlar a velocidade de um motor DC?
- Como controlar um motor com Potenciometro?
- Como funciona o controle de velocidade de um motor CC?
- Como se varia a velocidade de um motor CC?
- Como controlar a velocidade dos servos no Arduino?
- Como controlar a velocidade de um motor?
- Como controlar a velocidade de um motor de corrente contínua?
- Posso usar qualquer tipo de Arduino?
Como é possível controlar a velocidade de um motor DC?
Motores de corrente continua possuem uma velocidade de rotação que pode ser controlada de acordo com a corrente com que o motor trabalha. Para controlar essa corrente, vamos usar um transistor BC337.
Como controlar um motor com Potenciometro?
Para controlar o SG90 através do potenciômetro, vamos utilizar a função map, que converte o valor lido da entrada analógica (entre 0 bits e 1023 bits), para um valor entre , onde o 0 equivale a 0º e o 180 equivale a 180º. O resultado da função é atribuído a uma variável.
Como funciona o controle de velocidade de um motor CC?
O controle de velocidade dos motores CC é de certa forma simples, principalmente quando comparado ao motor de corrente alternada, pois a velocidade é diretamente proporcional à tensão elétrica aplicada no enrolamento de armadura [1].
Como se varia a velocidade de um motor CC?
= Page 9 Equações do Motor CC Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).
Como controlar a velocidade dos servos no Arduino?
Hoje deixo um pequeno tutorial a explicar como se pode controlar a velocidade dos servos ligados ao Arduino, para quem não sabe, os servos são pequenos “motores” que fazem rotações de graus e geralmente são utilizados para efectuar pequenas funções no Arduino.
Como controlar a velocidade de um motor?
Agora, vamos dar um passo adiante, criando um controle de velocidade para o motor, por meio de um potenciômetro. Podemos controlar a velocidade de um motor variando a tensão aplicada a ele. Quanto menor a tensão, nais devagar o motor gira, e aumentando a tensão, ele passa a girar mais rápido.
Como controlar a velocidade de um motor de corrente contínua?
Porém, essa não é a técnica mais adequada para controlar a velocidade de motores de corrente contínua, pois é muito ineficiente – uma grande quantidade de energia é perdida na forma de calor dissipado pela resistência do potenciômetro. Uma forma melhor é usar a técnica de PWM para controlar a quantidade de energia que irá acionar o motor.
Posso usar qualquer tipo de Arduino?
Um Arduino, neste exemplo utilizo um Arduino nano, mas podem usar qualquer tipo de Arduino que tenham.