Como reduzir a velocidade de um motor trifásico?
Índice
- Como reduzir a velocidade de um motor trifásico?
- Como é possível variar a velocidade de um motor assíncrono?
- Qual a velocidade de um motor trifásico?
- Será que é possível controlar a velocidade dos motores de indução trifásicos?
- Como funciona um redutor trifásico?
- Qual a velocidade real do motor elétrico?
Como reduzir a velocidade de um motor trifásico?
Outra solução é a utilização de um inversor de frequência. Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que permitem a variação da velocidade de motores de indução trifásicos. Eles são instalados entre o motor e a rede elétrica. Existem muitas diferenças entre um inversor de frequência e um redutor.
Como é possível variar a velocidade de um motor assíncrono?
Como a velocidade de funcionamento da máquina é próxima da velocidade de sincronismo, pode-se variar a velocidade do motor de indução pela alteração do número de pólos da máquina: Isto pode ser conseguido alterando as ligações da bobinagem do estator. Normalmente os pólos são alterados na razão de 2 para 1.
Qual a velocidade de um motor trifásico?
Existem situações onde a velocidade de um motor trifásico precisa ser controlada. Muitas vezes a velocidade do motor trabalhando em potência máxima fica acima do necessário. Em outros casos, é preciso que o motor trabalhe em uma velocidade variável, ou seja, mais rápido em uma situação e mais lento em outra.
Será que é possível controlar a velocidade dos motores de indução trifásicos?
Você sabia que é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução trifásicos, do tipo gaiola de esquilo, com o auxílio de inversores de frequência?
Como funciona um redutor trifásico?
Quando um motor trifásico é acionado, ele irá partir diretamente para sua velocidade máxima. Isso gera acionamentos bruscos, que podem danificar os equipamentos ligados ao motor. Quando se utiliza um redutor, os acionamentos continuam sendo bruscos, pois não há nenhum tipo de proteção quanto a isso.
Qual a velocidade real do motor elétrico?
Sendo assim a velocidade real no eixo do motor elétrico será a diferença entre a velocidade síncrona e o escorregamento. Esta recebe o nome de Velocidade Nominal. A fórmula fica assim: