O que é CP e LP na contabilidade?
Índice
- O que é CP e LP na contabilidade?
- O que é CP na contabilidade?
- O que significa a sigla LP na contabilidade?
- Qual é o prazo de depreciação para ele?
- Como é possível o cálculo da depreciação?
- Como é reconhecida a despesa de depreciação relacionada a cada período?
- Quando a depreciação está relacionada a uma atividade de produção?
O que é CP e LP na contabilidade?
Como vimos anteriormente, no ATIVO, o que irá definir o curto prazo (CP) ou longo prazo (LP) é a liquidez dos bens e direitos. Ou seja, o prazo que estes recursos levam para serem convertidos em dinheiro.
O que é CP na contabilidade?
CP = MP + MOD + CIF Sendo que: CP é o custo de produção; MP é a matéria-prima (inclui preço dos materiais, frete, seguros, impostos etc.), MOD é a mão de obra direta (inclui salários dos funcionários diretamente envolvidos na produção, encargos sociais, uniformes, EPIs, treinamentos etc.);
O que significa a sigla LP na contabilidade?
São contas de natureza devedora, assim como as do Ativo Circulante. Exemplo: Venda de mercadorias no valor de R$ 4.500,00, a ser paga em 32 parcelas. Uma parte dessas parcelas serão pagas no longo prazo, sendo assim, serão classificadas na conta Clientes a LP no grupo Realizável a longo prazo.
Qual é o prazo de depreciação para ele?
Como ele foi adquirido com três anos de uso, o tempo restante para ele se depreciar totalmente é de dois anos. Desta forma, o maior prazo entre os dois é dois anos e meio. Devendo, portanto, para fins de depreciação, ser considerado esse prazo de vida útil. Assim, a taxa anual de depreciação a ser utilizada é de 40%.
Como é possível o cálculo da depreciação?
Por meio do cálculo de depreciação, é possível que as empresas tenham conhecimento do valor real do total dos seus ativos imobilizados, aumentando o controle patrimonial da organização. Isso quando o cálculo da depreciação está de acordo com a vida útil econômica do mesmo.
Como é reconhecida a despesa de depreciação relacionada a cada período?
Essa despesa de depreciação relacionada a cada período deve ser reconhecida no resultado, a menos que seja incluída no valor contábil de outro ativo. O lançamento contábil é realizado da seguinte forma: Quando a depreciação é relacionada ao custo, esta faz parte do valor do produto/serviço e é incorporado no preço de venda deste.
Quando a depreciação está relacionada a uma atividade de produção?
Como já dito, quando a depreciação está relacionada a uma atividade de produção, o valor da perda é contabilizado como custo, caso contrário será contabilizado como despesa. Essa despesa de depreciação relacionada a cada período deve ser reconhecida no resultado, a menos que seja incluída no valor contábil de outro ativo.