O que são os nematoides e como eles afetam as bananeiras?

Índice

O que são os nematoides e como eles afetam as bananeiras?

O que são os nematoides e como eles afetam as bananeiras?

Os nematoides são parasitas que afetam diversos aspectos relativos à produção da bananeira, causando atraso na emissão do pendão floral, má formação dos cachos, menor número de frutos, menor peso médio dos cachos e, consequentemente, menor rendimento por área.

Quais são os fatores que afetam a sobrevivência dos Fitonematoides?

A dormência ou diapausa constitui importante fator para a sobrevivência e longevidade de muitas espécies sob diferentes condições climáticas, onde a mudança de sexo e a taxa de reprodução podem melhorar de sobremaneira a sobrevivência de novas gerações.

Quais são as espécies de radopholus de importância primária patógeno no Brasil?

arenaria, Helicotylenchus multicinctus, Rotylenchulus reniformis e Pratylenchus coffeae, sendo o nematoide cavernícola (Radopholus similis) considerado o mais nocivo.

Como os nematoides passam pela fase de sobrevivência e disseminação?

Devido ao fato dos nematoides se moverem lentamente no solo onde a distância percorrida por eles, durante o ano provavelmente não exceda uns poucos centímetros, sua principal forma de disseminação é a passiva, dada pela movimentação do solo, água, implementos agrícolas contaminados, homem e animais nas áreas de cultivo ...

O que os nematoides causam nas plantas?

Quando presentes nas plantas, os nematoides causam engrossamentos nas raízes, as chamadas galhas, as quais enfraquecem as raízes e dificultam a absorção de nutrientes pelas plantas, que por sua vez podem desenvolver também sintomas na parte aérea, como nanismo e amarelecimento das folhas.

Quais são os fatores que influenciam nas perdas proporcionadas pelos Fitonematoides?

Normalmente, os ataques ocorrem nas reboleiras, onde as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas (Figura 1). Os fatores que mais influenciam a ação dos nematóides são: solo, clima, região e tipo do manejo.

Quais as espécies de Meloidogyne de importância primária patógeno no Brasil?

Em regiões com essas condições de clima, foi constatada a presença de três das quatro principais espécies: Meloidogyne incognita, M. javanica e M. arenaria (FACHINELLO et al., 2000).

Qual a melhor alternativa para o controle de nematoides?

A crotalária é uma boa alternativa para o controle de nematoides. Suas raízes exercem a função de armadilha, permitindo a penetração de nematoides jovens que não conseguirão se desenvolver até a fase adulta na planta hospedada. Há ainda produção de compostos orgânicos de ação nematicida, como a monocrotalina.

Qual é o fungo que combate a nematoide?

Separei uma lista dos principais micro-organismos que vem sendo utilizado no controle de nematoides com resultados muito relevantes. É um fungo que, através de várias estratégias, combate o nematoide das lesões radiculares Pratylenchus spp. Como fungo saprófito, ele coloniza ovos de nematoides após o crescimento micelial na massa de ovos.

Quais são os microrganismos para o controle de nematoides?

Estes microrganismos são encontrados normalmente no solo, parasitando ovos e cistos, ou predando nematoides juvenis e adultos. Mas, pensar em uso de microrganismos para o controle de nematoides, devemos ter em mente que esses terão que aguentar as altas temperaturas de solo na semeadura.

Como os nematoides causam prejuízos para o agronegócio brasileiro?

Apesar de subestimado por nós, os nematoides causam grandes prejuízos para o agronegócio brasileiro. Segundo a SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia), a presença deles na lavoura causa perdas de R$ 35 bilhões todo ano. Isso mostra o quanto esses minúsculos (e quase invisíveis) micro-organismos podem prejudicar sua produção.

Postagens relacionadas: