Quais são os anticorpos geralmente investigados para confirmar um hipotireoidismo de causa autoimune?

Índice

Quais são os anticorpos geralmente investigados para confirmar um hipotireoidismo de causa autoimune?

Quais são os anticorpos geralmente investigados para confirmar um hipotireoidismo de causa autoimune?

Os autoanticorpos devem ser solicitados quando TSH > 4 mIU/L, após confirmação com uma segunda dosagem, para estabele- cer a presença de doença autoimune como causa do hipotireoidismo clínico ou subclínico35(B).

Como é feito o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto?

Como confirmar o diagnóstico A melhor forma de diagnosticar a tireoidite de Hashimoto é consultar um endocrinologista e realizar o exame de sangue que avalia a quantidade de T3, T4 e TSH, além da pesquisa dos anticorpos antitireoidianos (anti-TPO). No caso de tireoidite, a TSH geralmente está normal ou aumentada.

O que causa alteração da tireóide?

As principais doenças da tireóide acontecem quando esse hormônio está em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Um problema bastante comum da tireóide é o seu aumento de tamanho, chamado de bócio. Outra doença da tireóide, bem menos comum, mas bastante grave, é o câncer de tireoide.

O que causa desequilíbrio da tireóide?

A principal causa desta disfunção também é uma doença auto-imune, chamada tireoidite de Hashimoto, que ataca a tireóide e impede a produção normal de hormônios. A doença provoca uma inflamação que acaba matando boa parte das células da tireóide e, por isso, provoca uma queda nos níveis de T3 e T4 no sangue.

Porque o hipotireoidismo causa dislipidemia?

O gasto energético nos pacientes hipotireoideos é em média 35% menor do que em controles normais. O metabolismo de proteínas, carboidratos e principalmente dos lípides está alterado, o colesterol total e LDL colesterol estão aumentados , mas apresentam melhora com a reposição do hormônio tireoidiano.

Qual o tipo de patologia pode causar o hipotireoidismo?

Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequência, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios.

Qual exame detecta tireoide Hashimoto?

Para ajudar o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto: Anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO). Esse exame detecta autoanticorpos contra uma enzima específica da tireoide. Valores altos indicam lesão autoimune da glândula devido a tireoidite de Hashimoto ou a doença de Graves.

Quais os exames para tireoidite de Hashimoto?

O exame de TSH pode ser realizado através do Hilab. Além dele, também será avaliado o T4 livre, que, apesar do TSH alto, será baixo; e, para a confirmar a existência da tireoidite de Hashimoto, são solicitados os autoanticorpos tireoidianos, como o anti-TPO e o anti-Tg.

Postagens relacionadas: