Como controlar a murcha bacteriana no tomate?

Índice

Como controlar a murcha bacteriana no tomate?

Como controlar a murcha bacteriana no tomate?

A rotação de culturas é uma prática altamente recomendada e é efetiva para todas as doenças associadas ao solo. Ao se plantar uma espécie não suscetível à murcha bacteriana, há uma redução ou até a eliminação do patógeno no terreno, que poderá ser cultivado com o tomateiro após dois ou três anos de rotação.

Como acabar com a Ralstonia?

A murchadeira do tomate causada por Ralstonia solanacearum está demandando o plantio de mudas enxertadas. Pois esse é um método de propagação vegetal que visa unir características de duas plantas diferentes, deixando-as mais resistentes a determinado tipo de patógeno.

Qual o método prático e rápido para a diagnose de murcha bacteriana do tomateiro?

Um método prático para diagnosticar a doença, consiste em mergulhar uma secção da haste da planta infectada em um recipiente transparente com água limpa, após 5 a 10 minutos observa-se a formação de um filete branco, feito pelo exsudato bacteriano.

Como recuperar o pé de tomate?

6 dicas para ter sucesso com seu tomateiro

  1. Dê um apoio. Imagem tomatocages.org. ...
  2. Pouca água e no lugar certo. Cuide para não encharcar o solo. ...
  3. Muito sol. Muita planta se dá bem a meia sombra. ...
  4. Faça podas. Imagem tomatodirt.com. ...
  5. Enterre o caule. ...
  6. Cobertura de solo.

O que causa a murcha bacteriana?

A Murcha-bacteriana é uma doença de solo que causa murchadeira nas plantas afetadas. É causada pela bactéria de solo Ralstonia solanacearum em condições de temperatura e umidade elevadas.

Como podemos de maneira prática Diagnosticar-se uma planta que apresenta sintomas de murcha está sendo atacada por fungos ou bactérias?

Prenda o talo cortado em um copo com água e espere cerca de 10 minutos para observar se há um escorrimento leitoso no talo. A presença deste escorrimento é determinante na identifi cação da Murcha-bacteriana. Em teste do copo, o escorrimenro leitoso constata infecção da planta.

Como acabar com o fungo do tomate?

Como medidas de manejo e controle, recomenda-se: plantar cultivares com resistência às raças do patógeno, evitar o plantio em áreas sabidamente infestadas pelo fungo e/ou por nematóides patogênicos ao tomateiro e fazer rotação de cultura com gramíneas. Fig. 3 - Murcha e seca de folhas. de plantas infectadas.

Postagens relacionadas: