O que a empresa deve fornecer no home office?

Índice

O que a empresa deve fornecer no home office?

O que a empresa deve fornecer no home office?

Temas como equipamentos, mobiliários, energia elétrica e acesso à internet fazem parte das diretrizes do órgão. "Em um primeiro momento, as medidas beneficiam os trabalhadores para que tenham, mesmo em casa, condições adequadas de trabalho, inclusive no tocante às regras de saúde e higiene do trabalhador", acrescenta.

Quem trabalha home office pode viajar?

Mas além deste formato, outras maneiras e hábitos de trabalhar estão surgindo. É o caso das pessoas que estão aproveitando para viajar sem precisar aguardar as férias, já que o home-office permite o trabalho de qualquer lugar.

O que não pode no home office?

Nada de usar o computador deitado na cama ou sentado no sofá. Opte por uma mesa e cadeira confortáveis, de preferência em um cômodo da casa em que você possa ter privacidade. A mesa da cozinha, por mais confortável que possa ser, não foi feita para as pessoas passarem horas trabalhando.

Em quais circunstâncias pode ser executada a prática do home office?

Condições para aquisição, uso e manutenção de infraestrutura; Realização da gestão do colaborador – se por tarefas ou jornada de trabalho; Situações nas quais o profissional deve comparecer na empresa.

Quais as responsabilidades da empresa para a implantação do home office?

A CLT, em seu artigo 75-E, define que é de inteira responsabilidade do empregador instruir os empregados em home office, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções que devem ser adotadas a fim de evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Quem trabalha home office tem direito a vale refeição?

Sim, é permitido por lei. A reforma trabalhista passou a regulamentar na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) o trabalho na modalidade home office, que se caracteriza pela prestação dos serviços fora das dependências da empresa.

Quem trabalha home office tem direito a ajuda de custo?

Por mais que o termo mude, as definições são as mesmas. De acordo com o art. 2º da CLT, o empregador tem a obrigação de custear as despesas do seu negócio. Isso significa que, nesse regime, quando o colaborador exerce a profissão de maneira remota, e tem custos para isso, a empresa deve reembolsá-lo.

Quem trabalha home office pode ter salário reduzido?

Contudo, algumas medidas provisórias — lançadas por causa da crise causada pela pandemia de coronavírus — permitem a redução da jornada de trabalho com corte salarial proporcional até um determinado período. “Neste caso, as pessoas que estão em home office, podem ter redução do salário”, afirma o especialista.

Como funciona o atestado em home office?

No caso de diagnóstico de covid-19, o funcionário deverá ser afastado imediatamente de suas atividades. Ele precisa comunicar a empresa quanto à constatação da doença e à necessidade de interromper suas atividades. O atestado médico deverá ser entregue ou enviado ao gestor ou RH da empresa, para o abono de faltas.

Como fica o home office?

Trabalhar em home office significa realizar as atividades profissionais fora da empresa, de maneira parcial ou integral. Na modalidade parcial, o funcionário, empresário ou freelancer executa parte das tarefas dentro da organização, e outra parte remotamente.

Postagens relacionadas: