Como controlar tripes no soja?

Índice

Como controlar tripes no soja?

Como controlar tripes no soja?

Em condições de ataques intensos, as folhas podem cair. No caso da soja, são vetores de uma virose denominada "queima-dos-brotos", que afeta o desenvolvimento da planta. Controle: Aplicação de inseticidas fosforados sistêmicos e seletivos aos inimigos naturais, registrados para as culturas.

O que é tripes na soja?

Os tripes são insetos muito pequenos de 1 a 1,5 mm de comprimento, quando estão na etapa adulta, de cor escura e possuem um aparelho bucal raspador com o qual perfuram e desgarram os tecidos vegetais, isto lhes permite absorver os sucos celulares com os quais se alimentam.

Como identificar Trips na soja?

Sinalizando a presença da praga na área, podem ser observadas manchas com coloração branca na superfície foliar, que mais tarde evoluem para cores mais escuras. Assim, como sintoma clássico em lavouras de soja atingidas por tripes, temos as folhas prateadas ou cinzentas e que tão logo tomam cor bronzeada.

Quais os danos causados por tripes?

Sintomas e danos Tanto a fase jovem quanto a fase adulta do tripes atacam as folhas, raspam a superfície foliar e sugam a seiva que extravasa alimentando-se da seiva das plantas, provocando o dobramento dos bordos para cima e a descoloração esbranquiçada.

Como combater a tripes na alface?

O ataque do tripes na alface é favorecido pelo uso excessivo de fertilizantes, principalmente adubação nitrogenada. Eliminar soqueiras de culturas anteriores. Eliminar as plantas jovens de alface que estejam infectadas com os vírus ('roguing').

Qual a cor da folha dos tripes?

A maior frequência fica com as espécies Caliothrips braziliensis e Frankliniella schultzei. Visualmente, o tripes quando adulto mede cerca de 1 a 1,5 mm de comprimento, apresentam nesta fase de vida a cor escura. Com aparelho bucal raspador, danifica a epiderme da folha para se alimentar de exsudatos.

Quais são as espécies de tripes?

Em soja podem ser encontradas várias espécies de tripes. A maior frequência fica com as espécies Caliothrips braziliensis e Frankliniella schultzei. Visualmente, o tripes quando adulto mede cerca de 1 a 1,5 mm de comprimento, apresentam nesta fase de vida a cor escura.

Quais são os fatores importantes para o estabelecimento de tripes?

Períodos de estresse hídrico, associados a solos de baixa fertilidade (ou manchas isoladas na lavoura), compactação do solo e ajuda do agente dispersor (vento), são fatores importantes quando se fala em estabelecimento de tripes em áreas sojicultoras. Em soja podem ser encontradas várias espécies de tripes.

Postagens relacionadas: