Como fazer para transformar uma multa em advertência?

Índice

Como fazer para transformar uma multa em advertência?

Como fazer para transformar uma multa em advertência?

É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. Deve levar xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.

Como fazer o requerimento de conversão de multa em advertência por escrito?

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - cópia simples. Notificação de autuação de infração de trânsito - cópia simples (frente e verso). Requerimento de solicitação de advertência por escrito - cópia simples, preenchido e assinado - clique aqui para obter modelo.

Como fazer solicitação de advertência por escrito?

a) Documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN) que comprove que o requerente não tem em seu prontuário nenhuma infração anotada no período de doze meses anteriores (no Estado de São Paulo o documento é a “Pesquisa de Pontos para solicitação de advertência por escrito - CERTIDÃO”);

Como entender a conversão de multa em advertência?

No próximo tópico, entenda melhor o que a legislação brasileira aborda sobre a conversão de multa em advertência. Para entender melhor os aportes legislativos sobre a conversão de multa em advertência no Brasil, é importante conhecer o que aborda o art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro.

Como solicitar a conversão de multa?

Assim, se tiver levado uma multa, poderá receber a penalidade de advertência por escrito. Com isso, você evita gastos e mantém a pontuação na sua CNH intacta. Abaixo, você vai entender, passo a passo, como a legislação brasileira trata o assunto e o que é preciso para solicitar a conversão.

Qual a diferença entre multa e recurso de multa?

A diferença entre o pedido de conversão de multa em advertência escrita e a defesa ou recurso da multa é que, no pedido o condutor assume, a princípio, ter cometido a infração. O condutor apenas deseja que, no lugar da aplicação da multa com pontos na carteira, ele seja punido por meio mais brando, qual seja, a advertência escrita.

Como é aplicada a advertência por escrito?

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a advertência por escrito pode ser aplicada para infrações de natureza leve ou média, desde que o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. A decisão sobre conceder a conversão cabe à autoridade de trânsito, levando-se em conta o prontuário do motorista.

Postagens relacionadas: