Como tratar intoxicação por amônia?

Índice

Como tratar intoxicação por amônia?

Como tratar intoxicação por amônia?

A assistência médica adequada e no tempo correto é essencial para tratar a intoxicação por amônia. Não há nenhuma forma específica de tratamento para o envenenamento, mas os sintomas podem ser aliviados com cuidado e de forma rápida e eficiente.

Como ocorre a intoxicação por amônia?

Se ingerido, o gás provoca queimaduras na boca, faringe e laringe, além de favorecer grande salivação. Já em caso de exposições crônicas pode ocorrer sangramento nasal e/ou dos lábios, grave conjuntivite química, bronquite crônica com redução respiratória e danos aos rins.

Como tratamento na intoxicação por uréia em bovinos é recomendado?

O tratamento deve ser realizado logo que sejam notados os primeiros sintomas. Seu objetivo é reduzir o pH no ambiente ruminal e impedir a absorção excessiva da amônia. Deve-se administrar vinagre ou ácido acético a 5%, por via oral, 4 a 6 litros/animal adulto, a cada 6 ou 8 horas.

Como é feito o tratamento de um paciente intoxicado por nitrito?

O azul de metileno ativa a NADPH metemoglobina redutase, que reduz o azul de metileno a leucoazul de metileno. O leucoazul de metileno é o subproduto metabólico que transforma a MetHb em hemoglobina reduzida. A utilização de ácido ascórbico também é relatada como um possível antídoto das intoxicações por nitrato.

Quais retificações alimentares diminui a possibilidade de intoxicação por amônia?

O tratamento de intoxicação por amônia deve ser rápido e baseia-se na administração de ácido acético, para diminuir o pH ruminal e a absorção de amônia.

Como eliminar a amônia do corpo?

O tratamento mais utilizado atualmente é a dieta com restrição de proteína, em que conseguimos controlar a ingestão de aminoácidos e consequentemente a produção de amônia. Junto com a dieta utilizamos outras ferramentas, como o benzoato de sódio, substância que ajuda a retirar a amônia do sangue.

Como ocorre a intoxicação por ureia em bovinos?

A intoxicação por ureia ou por amônia é um processo agudo de intoxicação como resultado do catabolismo de aminoácidos, ácidos nucléicos e de amônia endógena ou exógena da dieta (GONZALEZ e SILVA, 2006).

Quais os sintomas de um animal intoxicado por ureia?

Uma vez intoxicado por ureia, o bovino apresenta os seguintes sintomas:

  • Tremores musculares;
  • Salivação excessiva;
  • Convulsões em casos mais graves.

O que é intoxicação por ureia?

A intoxicação por ureia ou por amônia é um processo agudo de intoxicação como resultado do catabolismo de aminoácidos, ácidos nucléicos e de amônia endógena ou exógena da dieta (GONZALEZ e SILVA, 2006).

Porque não pode molhar ureia?

Também, porque a mistura molhada torna-se endurecida com o passar do tempo, provocando redução de seu consumo pelos animais. Além disso, o acúmulo de água no cocho aumenta o risco de intoxicação pela ureia.

Postagens relacionadas: