Como Santo Agostinho Cristianizou as ideias de Platão?

Índice

Como Santo Agostinho Cristianizou as ideias de Platão?

Como Santo Agostinho Cristianizou as ideias de Platão?

Muitos autores afirmam que Santo Agostinho cristianizou Platão. Assim como Platão julgava o intelecto superior à matéria, Santo Agostinho pregava a superioridade da alma ante o corpo, e sendo a alma um presente de Deus, devíamos nos voltar inteiramente à Ele.

Quanto à relação entre Santo Agostinho e a filosofia de Platão?

Agostinho teve uma grande influência de Platão no desenvolvimento do seu pensamento filosófico onde para Platão Deus era somente um intelecto, mas se transforma para Agostinho, em intelecto e criação de todas as coisas.

Qual o objetivo da filosofia de Santo Agostinho?

O objetivo era treinar o controle das paixões para merecer a salvação numa suposta vida após a morte. Não é por acaso que a obra principal de Santo Agostinho seja Confissões, em que narra a própria conversão ao cristianismo depois de uma vida em pecado.

Quem Cristianizou as ideias de Platão?

Tal como Santo Agostinho “cristianizou” as ideias de Platão, São Tomás de Aquino foi responsável por '' cristianizar” o estudo de Aristóteles. Tomás de Aquino é responsável por adaptar o pensamento aristotélico para o cristianismo, uma vez que fez a tradução das obras de Aristóteles direto do idioma Grego.

Qual a relação entre a filosofia platônica e a filosofia socrática?

A relação entre os dois é que primeiro ambos foram filósofos da antiguidade grega super importantes para a criação de ideologias que são utilizadas até os dias atuais. Outro fator é que Sócrates foi tutor de Platão, ou seja, isso quer dizer que o último foi discípulo do primeiro.

Como Santo Agostinho sintetizou as ideias de Platão na filosofia medieval?

Agostinho teve influência de Platão na sua Teoria das Idéias a qual diz que podemos chegar ao conhecimento de duas formas pelo sensivel e inteligivel; Agostinho vai usar isso e criar Teoria do Conhecimento Agostiniano da Iluminação e essa teoria tem duas etapas.

O que é a teoria da iluminação divina?

A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata.

Qual a teologia de Santo Agostinho?

Santo Agostinho, em muitos aspectos, apropria-se do dualismo e do inatismo platônico para formular a teologia cristã. Agostinho parte da noção de um Deus que habita nossa alma: “Deus é mais íntimo a nós do que nós em nós mesmos”.

Qual a filosofia de Santo Agostinho?

(Uncisal 2012) A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico. Subordinando a razão à fé, Agostinho de Hipona afirma ...

Qual a densidade da obra de Santo Agostinho?

A densidade da obra de Santo Agostinho, rica tanto do ponto de vista filosófico quanto do ponto de vista literário, nos mostra que essa associação é absolutamente equivocada. Pergunta 1 (Uncisal 2012) A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico.

Como voltou Agostinho para a Bíblia?

Agostinho voltou-se então para a Bíblia, mas não a entendeu. O estilo com o qual estava redigida, tão diverso do estilo rico em refinamento da prosa ciceroniana, e o modo antropológico com que parecia falar de Deus, dificultaram sua compreensão, constituindo bloqueio insuperável.

Postagens relacionadas: