Como o Streptococcus mutans consegue fazer adesão na película do dente?

Índice

Como o Streptococcus mutans consegue fazer adesão na película do dente?

Como o Streptococcus mutans consegue fazer adesão na película do dente?

O S. mutans possui uma enzima, a Glicosil-transferase (GTF), que quebra a sacarose em monômeros de glicose. Estes serão rearranjados sob a forma de PEC, promovendo a adesão de outras bactérias e aumento da espessura da Placa Bacteriana. Alguns tipos de anticorpos são capazes de inibir a adesão do S.

Como o Streptococcus mutans contribui para a formação da cárie dentária?

O Streptococcus mutans é um microrganismo intimamente associado à cárie dentária, apresentando a capacidade de sintetizar polissacarídeos extracelulares aderentes, a partir da sacarose, e polissacarídeos intracelulares a partir de carboidratos fermentáveis.

O que faz com que a bactéria Streptococcus mutans seja considerada um microrganismo cariogênico?

(1999) estabeleceram que os Streptococcus mutans constituem um grupo heterogêneo de bactérias altamente cariogênicas pelas seguintes características: capacidade de colonizar o dente, produzir polissacarídeo extracelular a partir da sacarose, ser altamente acidogênico e acidúrico e metabolizar glicoproteínas salivares.

Que procedimentos podem ser usados em um laboratório microbiológico para diferenciar Staphylococcus e Streptococcus?

Os utilizados para identificar Staphylococcus sp. segundo a Anvisa são a coloração de gram, o teste de catalase,o teste de bacitracina, o teste da coagulase e o teste com novobiocina.

Quais os fatores de virulência do Streptococcus mutans?

A proteína reguladora de biofilme A (BrpA) é um importante fator de virulência de S. mutans, cuja deleção causa maior susceptibilidade aos estresses ácido e oxidativo, além de defeitos na reprodução celular.

Qual a função da enzima Glicosiltransferase GTF do S mutans?

A enzima glicosiltransferase (GTF), produzida por esse microrganismo, decompõe a sacarose nos seus monossacarídeos: glicose e frutose, fazendo uso da glicose para formar os glucanos, principais responsáveis pela adesão e coesão intercelular entre as bactérias cariogênicas.

Por que os Streptococcus mutans são os principais micro organismos envolvidos no processo da cárie?

A cárie é uma doença bacteriana cujo agente principal é o Streptococcus mutans que produz um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário. Existem também o Lactobacillus sp e a Actinomyces sp que juntos ao Streptococcus mutans danificam as estruturas dentárias.

Como ocorre o processo de iniciação da cárie dentária?

A cárie é uma doença infecto-contagiosa, de caráter crônico, causada pelo processo de desmineralização da superfície dental por ácidos orgânicos provenientes da fermentação dos carboidratos da dieta, pelas bactérias.

Como identificar Streptococcus mutans?

mutans, poucas amostras de colostro apresentam a bactéria. A presença de bactéria na saliva de neonatos pode estar relacionada ao contato antes do nascimento. O tratamento odontológico e os hábitos de higiene parecem influenciar na detecção de S. mutans em amostras de saliva e colostro maternos.

Como diferenciar Staphylococcus e Streptococcus?

A identificação dos estreptococos e estafilococos é baseada na morfologia que apresentam em meios líquidos. Sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos mostrando-se em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados.

Postagens relacionadas: