Como corar Baar?

Índice

Como corar Baar?

Como corar Baar?

Passo a passo:

  1. Cobrir a lâmina com fucsina fenicada;
  2. Aquecer a lâmina até à emissão de vapores (não deixar ferver ou secar);
  3. Deixe o corante aquecido na lâmina por 5 minutos;
  4. Lavar com água corrente;
  5. Cobrir a lâmina com álcool-ácido até descorar totalmente o esfregaço (2-5 min);
  6. Lavar com água corrente;

O que quer dizer a sigla Baar?

É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR). As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídeos, têm a sua coloração pela Fucsina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra-corante).

Por que as micobactérias são classificadas como Baar?

As micobactérias são Bacilos Álcool Ácido Resistentes (BAAR), pois ao contrário das bactérias de outros gêneros sua parede permanece corada em rosa pela fucsina após o tratamento da lâmina com uma solução de 3% de HCl em etanol.

Como corar lâmina de BK?

Adiciona-se à lâmina uma solução de azul de metileno (corante azulado) por três minutos. Nessa fase, as bactérias que antes estavam incolores (não álcool-ácido-resistentes) coram-se de azul; Novamente lava-se o material com água corrente, com posterior secagem do mesmo.

O que é uma bactéria Baar?

Mycobacterium tuberculosis (MTB), ou bacilo de Koch, é uma espécie de bactéria patogênica do gênero Mycobacterium e o agente causador da maioria dos casos de tuberculose (TB) Tuberculose pulmonar.

Quais são os Baar?

É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR). As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídeos, têm a sua coloração pela Fucsina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra corante).

O que é o exame de Baar?

ESTUDO ANATOMO-PATOLÓGICO: a presença de reação granulomatosa, com ou sem necrose caseosa, e ainda, a presença de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) fazem o diagnóstico de tuberculose.

Como funciona o Baar?

Essas bactérias são denominadas de bacilos álcool-ácido-resistentes (BAAR). A característica álcool-ácido-resistente é conferida a essas bactérias devido ao alto teor de lipídeos estruturais na parede celular, que causa uma grande hidrofobicidade, que dificulta a ação de corantes aquosos.

O que é a classificação de Runyon?

A divisão taxonômica proposta por Timpe & Runyon (1954) inclui características fenotípicas tais como velocidade de crescimento e o desenvolvimento de pigmento com variação da exposição à luz. O grupo IV dessa divisão abrange micobactérias de crescimento significativo entre três a cinco dias à temperatura de 35 ± 2°C.

O que significa o termo micobactérias?

Bactéria da família das micobactereáceas. A micobactéria é um bacilo gram-positivo, delgado, acidorresistente, geralmente de crescimento lento e de que existem várias espécies.

Postagens relacionadas: