Como surge o carcinoma basocelular?
Como surge o carcinoma basocelular?
O carcinoma basocelular é o câncer que surge das células basais. O seu aparecimento geralmente ocorre após uma lesão do DNA desta célula, fazendo com que as mesma mude suas características, tornando-se um câncer. O principal fator de agressão ao DNA das células da pele é o excesso de exposição solar.
O que quer dizer carcinoma basocelular nodular?
O carcinoma basocelular (CBC) é a neoplasia maligna mais comum em humanos e sua incidência vem aumentando nas últimas décadas. O carcinoma basocelular pigmentado é uma variante clínica e histológica do CBC, caracterizada por pigmentação marrom ou preta, compreendendo apenas 6% do total de CBCs.
O que causa o carcinoma espinocelular?
Na maioria dos casos, o carcinoma espinocelular se desenvolve por causa da exposição excessiva aos raios ultravioletas, emitidos pela luz solar ou pelas câmeras de bronzeamento, sendo que pessoas com pele e olhos mais claros têm maior risco de ter este tipo de câncer.
Qual a diferença entre melanoma e carcinoma?
Existem dois tipos de câncer de pele; os não-melanoma e os melanomas. Os não-melanoma representam 94% do total dos casos de câncer de pele e os dois tipos mais comuns são o basocelular (carcinoma de células basais) e o espinocelular (carcinoma de células escamosas).
O que é melanoma nodular?
Melanoma nodular O melanoma nodular é o segundo tipo mais comum de melanoma e o mais agressivo pois apresenta crescimento rápido e pode atingir outros locais do corpo desde o início. Este tipo de câncer começa como uma mancha elevada rígida ou caroço de cor preta, azulada ou vermelha-azulada e não causa sintomas.
Qual o perigo do carcinoma basocelular?
Cerca de 3 entre cada 4 cânceres de pele diagnosticados no Brasil são do tipo carcinoma basocelular. Sua taxa de mortalidade não chega a 2%. Localmente, este é um tumor agressivo, pois pode danificar as camadas de pele e invadir os tecidos ao redor.