O que leva a hiponatremia?
O que leva a hiponatremia?
Ouça em voz altaPausarNa hiponatremia, os níveis de sódio no sangue estão excessivamente baixos. A presença de níveis baixos de sódio tem muitas causas, inclusive o consumo de um excesso de líquidos, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose e uso de diuréticos.
Como evitar a hiponatremia?
Ouça em voz altaPausarA dica é pesar-se antes e depois da prova ou treino e calcular a quantidade de líquidos necessária para a reposição com base na diferença entre os dois pesos. Para cada 500 g de peso perdido deve-se ingerir 500 ml de líquidos. Também é indicado ingerir bebidas que contenham sódio para hidratação (isotônicos).
Como se trata a hiponatremia?
O tratamento da hiponatremia assenta na terapêutica etiológica e na correcção da concentração sérica de sódio, mediante regras fundamentais e após ponderar de forma individualizada o balanço entre os riscos inerentes da própria hiponatremia e os da sua rápida correcção, em particular da desmielinização osmótica das células cerebrais.
Quais são as causas de hiponatremia hipovolêmica?
As causas renais de hiponatremia hipovolêmica habitualmente podem ser diferenciadas das causas extrarrenais pela história. Pacientes com perdas atuais renais de líquidos também podem ser diferenciados daqueles com perdas de líquidos extrarrenais pelas concentrações inapropriadamente elevadas de sódio urinário ( > 20mEq/L).
Qual a hiponatremia pós-operatória?
A hiponatremia pós-operatória decorre da combinação de liberação não osmótica de vasopressina e administração excessiva de líquidos hipotônicos após a cirurgia.
Quando a hiponatremia é isotônica?
A hiponatremia pode ser isotônica, hipotônica e hipertônica. Quando hipertônica associa-se mais comumente com hiperglicemia e deve-se, no tratamento dessa afecção, corrigir a glicose sérica inicialmente com reposição volêmica agressiva com fluído isotônico, atentando para a síndrome da desmielinização osmótica (SDO).