O que fazer para melhorar desvio de septo?

Índice

O que fazer para melhorar desvio de septo?

O que fazer para melhorar desvio de septo?

A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia. Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, como veremos de seguida, no entanto não possibilitam corrigir a deformidade existente.

Quais são os graus de desvio de septo?

Assim se forma o desvio do septo nasal, que podemos classificar em graus: 1,2 e 3. O desvio grau 3, onde o septo toca a parede lateral da fossa nasal, quase sempre é cirúrgico. O desvio do septo é uma das causas mais comuns de nariz entupido.

Quais as consequências do desvio de septo nasal?

Como falamos, o desvio pode não apresentar sintoma algum. Porém, em boa parte das vezes, quem sofre com o problema tem queixas como nariz entupido, cefaleia (dor de cabeça), dores na face, apneia, respiração oral (pela boca) e ronco.

O que o desvio do septo nasal pode causar?

Um pequeno desvio não costuma causar sintomas. Contudo, se o desvio for grave, pode obstruir um lado do nariz, causando congestão nasal e tornando a pessoa propensa à inflamação dos seios paranasais (sinusite ), principalmente se o septo desviado obstruir a drenagem de um seio até a cavidade nasal.

Qual o nome da cirurgia de desvio de septo?

Desvio de septo pode ser realizado por ambas especialidades bastando que o profissional seja habilitado. Hoje existe uma subespecialidade que é a rinologia, que fazem parte cirurgiões plásticos e otorrinos que se dedicam somente a este tipo de cirurgia.

Quais as indicações para septoplastia?

O objetivo desta cirurgia é centralizar o septo nasal, sendo indicada quando o desvio causa obstrução nasal importante (nariz entupido), infecções nos seios paranasais (sinusites), cefaléia (dor de cabeça) e para complementar o tratamento do ronco e da apnéia do sono.

Como fazer o pós-operatório do septo nasal?

Algumas recomendações para o pós-operatório da cirurgia de desvio do septo nasal: ⇒ Aplicar compressas frias na face se o nariz sangrar; ⇒ Lavar o nariz conforme as orientações do médico; ⇒ A dieta deve ser leve nos primeiros dias; alimentos muito quentes devem ser evitados, pois podem causar sangramentos;

Quais são as técnicas de cirurgia nasal?

Além da rinoplastia e correção do desvio de septo, a cirurgia nasal também permite tratar sinusites e hipertrofia dos cornetos (carne esponjosa). Essas técnicas são conhecidas, respectivamente, como sinusectomia e turbinectomia (ou turbinoplastia).

Como é feita a cirurgia para desvio de septo?

A cirurgia para desvio de septo é conhecida como septoplastia, é feita sob anestesia local ou geral e dura cerca de 2 horas. Antes e depois da cirurgia. Como é feita a cirurgia. A septoplastia, que é a cirurgia para corrigir o desvio de septo, é recomendada pelo otorrino quando o desvio é muito grande e compromete a respiração da pessoa.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia nasal?

Apesar destes relatos, a cirurgia é muito bem tolerada e com muito baixo risco cirúrgico ou de complicações, desde que executada corretamente e por um cirurgião com experiência em cirurgia nasal. O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal.

Postagens relacionadas: