Como corrigir o OG da cerveja?

Índice

Como corrigir o OG da cerveja?

Como corrigir o OG da cerveja?

Quer corrigir o OG do seu mosto? O extrato de malte tem amplo uso na industria cervejeira, e a maneira mais prática de corrigir é o aumentar açúcares fermentescíveis do mosto primário. O extrato é adicionado ao mosto para aumentar a densidade e, com isto, produzirmos uma cerveja mais forte.

Como calcular OG e FG cerveja?

Isso é simples, basta medir a densidade do mosto antes da fermentação, conhecida também como Original Gravity (OG), e subtrair esse valor da densidade depois da fermentação, conhecida também como Final Gravity (FG): o resultado dessa diferença é a densidade somente dos açúcares que foram consumidos na fermentação.

Como calcular densidade do mosto?

Basta pegar uma amostra, medir a temperatura e inserir o densímetro para fazer a leitura da densidade. Antes de fazer a leitura, lembre-se de colocar a proveta em uma superfície plana e se certificar que o densímetro não está tocando as paredes da proveta. Alinhe seus olhos com o nível do mosto e faça a leitura.

Qual açúcar usar na cerveja?

Melaço (açúcar mascavo ou demerara) Normalmente são usados em cervejas escuras.

Como calcular densidade da cerveja?

O densímetro de massa específica, mais conhecido pelos cervejeiros como simplesmente densímetro, é um instrumento essencial para os cervejeiros caseiros, pois é com ele que você vai medir a densidade do seu mosto e normalmente tem graduação entre 1.000 kg/m³ (que é a densidade da água pura) e 1.100 kg/m³.

O que é o OG da cerveja?

Essa tabela mostra os mais diversos estilos, e apresenta números de siglas da cerveja, como a OG (gravidade inicial), FG (final), IBU e SRM.

Como fazer a medição da densidade da cerveja?

Para fazer a leitura é preciso utilizar uma proveta de 250 mL e o líquido utilizado para medir a fermentação deve ser descartado para evitar a contaminação da cerveja. Portanto toda vez que é feita a medição da densidade, 250 mL de cerveja são desperdiçados (isso para medições de densidade final).

Qual a densidade inicial de uma cerveja?

A maioria das cervejas apresentam uma densidade inicial (OG – original gravity), medida antes da inoculação do fermento, entre 1.035 a 1.060 (se você é como nós e adora fazer cervejas extremas, a densidade inicial pode extrapolar facilmente 1.100).

Como calcular a quantidade de álcool na cerveja?

Existem diversas fórmulas (empíricas e não) de se calcular a quantidade de álcool na cerveja, a que usamos é a seguinte: Exemplo: com uma densidade inicial de 1,069 e final de 1,013 teremos, pela fórmula acima, uma cerveja com 7,3% de álcool.

Postagens relacionadas: